Unidade de minério de ferro da CSN aprova IPO

| |

Unidade de minério de ferro comandada por Benjamin Steinbruch deve abrir o capital do seu braço mais rentável, finalmente

A Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) informou nesta segunda-feira (21), que seu conselho de administração aprovou oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) da unidade de mineração.

IPO da unidade de mineração após anos de especulações

A decisão da empresa acontece após anos de especulações e promessas do presidente do grupo, Benjamin Steinbruch. Agora, a possibilidade de abrir o capital do braço da unidade de minério de ferro se concretiza.

Por volta das 11h15, as ações da CSN eram os únicos com alta (juntamente com a Sul América) na B3 (bolsa de valores brasileira), em cerca de 0,85%, em um dia ruim para as bolsas no mundo todo.

Já o segundo fato relevante do dia gira em torno do IPO que tem por objetivo bancar parte dos negócios e expansão da unidade

Segundo fato relevante, o IPO tem como objetivo financiar parte dos negócios e expansão da unidade.

Tábua de salvação

Vale ressaltar que no ano passado, mais de 80% da geração de caixa da companhia siderúrgica (medida pelo Ebitda ajustado) veio das vendas de minério de ferro. Portanto, esta unidade tem sido a tábua de salvação do grupo. Isso porque o setor amarga um desempenho decepcionante.

Segunda maior exportadora de minério de ferro do país

Hoje, a CSN Mineração é segunda maior exportadora de minério de ferro do país. Ela fica atrás apenas da Vale, com produção em torno de 35 milhões de toneladas por ano.

Contudo, a expectativa é que nos próximos anos esse voluma consiga atingir 40 milhões, por meio da expansão da Mina Casa de Pedra, situada na cidade de Congonhas, em Minas Gerais.

Unidade de minério de ferro tem alta qualidade

Além disso, a unidade de minério de ferro da CSN é considerada de alta qualidade. Sua produção conta com teor médio de 62%, referência do mercado global. Já a demanda só cresce e de modo consistente, puxada pela China.

Preços do produto

Em relação aos preços do minério de ferro, foi alcançada a máxima de aproximadamente US$ 130 a tonelada neste mês de setembro. Isso significa uma alta de quase 30% sobre o registrado no começo do ano.

Análise de mercado

Sendo assim, para os analistas do setor, as chances para a CSN realizar o IPO da sua unidade de minério de ferro é agora. Eles revelam que não seria apenas em função dos preços AM alta, mas também pela perspectiva de queda gradual, nos próximos dez anos, do consumo per capita de aço nos países desenvolvidos. Consequentemente, o fator deve diminuir a demanda por minério de ferro.

*Foto: Reprodução

Anterior

É possível viajar de forma segura antes da vacina da Covid-19

Consórcio Magalu promove condições especiais a ciclistas

Próxima