Supermercado Dia tem novo presidente

| |

Rede de supermercados Dia possui hoje 900 espaços físicos no Brasil, em sua maior parte, alugados

A rede de supermercados espanhola Dia informou nesta segunda-feira (17), a indicação do novo presidente-executivo de sua subsidiária no Brasil, trata-se de Marcelo Maia, que será encarregado da liderança do processo de reestruturação da bandeira no país.

Maia entra no lugar de Marin Dokozic, que ocupou o cargo de presidente-executivo do Dia no Brasil por quase um ano.

Rede Dia – 900 lojas físicas no Brasil

Atualmente, a rede Dia conta com 900 pontos comerciais no país, em sua maior parte alugados. Em 2019, o grupo espanhol encerrou as atividades de aproximadamente 300 lojas, boa parte delas de franqueados. Sobre isso, Maia explica:

“A princípio não planejamos mais fechamentos aqui no Brasil”.

Ele também disse que a varejista pretende abrir novos espaços físicos em regiões onde já atua. Porém, não revelou números.

Hoje, os supermercados Dia emprega 6.800 pessoas no país. Em 2019, a rede foi comprada, bem próxima de se tornar insolvente, pelo fundo russo de investimentos LetterOne, liderado pelo magnata Mikhail Fridman.

Maia afirma que foi recrutado pelo atual proprietário, em agosto do ano passado, em Londres, para atuar como consultor da operação brasileira.  

Investigação sobre suposta fraude

Além disso, atualmente o Dia está sob investigação. O motivo seria uma acusação de suposta fraude contábil, que teria acontecido na gestão anterior, tanto na Espanha, como no Brasil.

O novo presidente da bandeira no país não comentou o caso de investigação e muito menos fez previsões de desempenho da companhia, mencionando o a época de silêncio da varejista antes do anúncio de resultado de quarto trimestre no final deste mês.

O executivo se limitou a dizer que o supermercado Dia deve expandir a oferta de marcas próprias ainda no segundo semestre de 2020. Porém, não detalhou a operação:

“Vejo muito potencial em nossas marcas…vamos adicionar tempero brasileiro às nossas operações.”

O novo presidente da operação brasileira vem de uma família que possui profundos laços com o varejo. Pertence a seus familiares a rede de Lojas Maia, situada no estado da Paraíba, a qual foi adquirida pelo Magazine Luiza, em 2010. Marcelo trabalhou no Magalu durante três anos após a compra para integrar a Lojas Maia na operação de seu novo controlador.

Fonte: Forbes Brasil

*Foto: Divulgação

Anterior

Em 30 anos, chuvas causam ainda mais transtornos em SP

EPAMIG desenvolve ferramenta que ajuda na gestão sustentável

Próxima