Seminário Internacional de Turismo Gastronômico será promovido pelo Ministério do Turismo e IFB
A cidade de Paraty (RJ) é a representante brasileira da Rede Mundial de Cidades Criativas no campo da gastronomia. Com isso, ela sediará o evento entre os dias 27 e 29 de março.
Seminário Internacional de Turismo Gastronômico
Cada vez mais pessoas viajam motivadas para viver uma experiência gastronômica além da turística. Isso inclui degustar a culinária local. Sendo assim, para propagar conhecimento e promover o turismo gastronômico no país, o Ministério do Turismo e o Instituto Federal de Brasília (IFB) realizam, em março, o I Seminário Internacional de Turismo Gastronômico.
O Seminário Internacional de Turismo Gastronômico é voltado a quem atua no setor, como especialista ou gestor, chefe de cozinha ou simplesmente possui interesse no tema. A cidade de Paraty é uma das quatro representantes brasileiras no campo da gastronomia da rede Mundial de Cidades Criativas e sediará o evento.
Abertura
A abertura acontece no dia 27 de março, na Casa da Cultura de Paraty, e será transmitida ao vivo pelos canais oficiais do Ministério do Turismo nas redes sociais.
Entre os dias 28 e 29, expoentes do turismo gastronômico em nível nacional e internacional debaterão, em um ambiente híbrido, ações e estratégias para impulsionar o segmento no país e torná-lo referência mundial.
A programação do evento pode ser acompanhada pelo YouTube do IFB, com cobertura também pelas redes sociais do MTur.
Segundo o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto:
“A culinária brasileira é inigualável e deve ser valorizada a ponto de ser a principal motivação das viagens de turistas nacionais e internacionais. Nosso objetivo é estruturar esse segmento e fazer dele um impulsionador do turismo no Brasil, valorizando a vocação do país como destino de excelência em gastronomia. Por isso, o turismo gastronômico está entre as nossas prioridades para fomento ao turismo no país.”
Consolidação de uma série de ações
O secretário nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo, Fábio Pinheiro, destaca que o seminário é a consolidação de uma série de ações com foco no turismo gastronômico para estruturar e promover o segmento no Brasil.
Já para Ana Paula Jacques, pesquisadora e professora de gastronomia do IFB e coordenadora do projeto Prospectivas para o Turismo Gastronômico no Brasil:
“Sabemos que nosso potencial para atrair turistas que viajam motivados pela gastronomia é enorme e pretendemos ampliar ainda mais o debate em torno desse tema durante o I Seminário Internacional de Turismo Gastronômico. O comitê técnico-científico do Seminário desenvolveu uma programação para sensibilizar gestores, empreendedores, pesquisadores, profissionais e estudantes de todo o país que o turismo gastronômico pode ser um propulsor para ampliar os fluxos de turistas que nos visitam e, sobretudo, gerar oportunidades ao longo de toda a cadeia produtiva da gastronomia e do turismo com inclusão e sustentabilidade, valorizando ainda nossa cultura, sociobiodiversidade, patrimônio agroalimentar e identidades.”
Para ter acesso à programação completa basta entrar no site oficial do evento.
*Foto: Divulgação