Embalagens retornáveis do Burger King serão higienizadas e utilizadas novamente
A rede Burger King acaba de anunciar um projeto piloto de embalagens retornáveis. O objetivo da iniciativa é reduzir consideravelmente o desperdício e produção de lixo.
Embalagens retornáveis do Burger King
O serviço de embalagens retornáveis do Burger King vai se basear em um modelo em que os contêineres que acomodam os sanduíches possam ser retornados e usados continuamente. O mesmo também ocorre com os copos de bebida, de refrigerante ou café, o que gera maior sustentabilidade.
O funcionamento da iniciativa é simples. Basta o consumidor pagar uma taxa (como um depósito caução) no ato da compra do lanche e ao devolver a embalagem é automaticamente reembolsado.
Por outro lado, a rede de hambúrgueres encaminha o recipiente para o Loop (serviço de embalagem circular da TerraCycle). Além disso, o Loop será o responsável por limpar e esterilizar cada embalagem e devolvê-la para o reuso. Todavia, o consumidor poderá escolher se quer ou não a embalagem reutilizável.
Covid-19
Em tempos de pandemia de Covid-19, os protocolos de segurança podem ser questionados pelos clientes. Mas é preciso frisar a importância do programa com campanhas de conscientização. Prova disso é que existe uma carta de reforça a segurança dos utensílios reutilizáveis, assinada por 120 cientistas.
Teste em 2021
Em contrapartida, a novidade das embalagens retornáveis do Burger King só começará a ser testada em 2021, inicialmente nas lojas de Tóquio (Japão), Nova York e Portland (EUA). Portanto, se o projeto de mostrar bem sucedido, outras cidades passarão a implementar o sistema.
Enquanto isso, vários designs estão fase de teste e a ideia é encontrar um material que possa ser reutilizado ao menos 100 vezes.
Compromissos da rede de hambúrgueres
Vale ressaltar que a adesão ao Loop ajudará o Burger King a cumprir alguns compromissos. Isso porque a marca assumiu a meta de reciclar todas as suas embalagens até 2025 no Canadá e nos Estados Unidos. Além disso, até este prazo limite, a rede também deverá comprar 100% de suas embalagens de fontes recicladas, renováveis ou certificadas.
Embalagens reutilizáveis
Além das embalagens retornáveis do Burger King, outros programas desse tipo já vinham ganhando força antes da pandemia. Porém, logo no começo da crise sanitária em todo o mundo o Starbucks do Reino Unido passou a proibir copos reutilizáveis. Este é um exemplo de muitos programas semelhantes que foram interrompidos neste período de isolamento social.
Todavia, ao passo que a produção de lixo doméstica aumentava, principalmente por serviços de compras e refeições delivery, sistemas de reciclagem pararam em várias cidades. Ainda não é o mundo todo que já está em fase de flexibilização da pandemia. Portanto, muitos estabelecimentos continuam a vender refeições “para viagem”.
*Foto: Divulgação