Retomada do turismo: operadoras têm recorde em 2021 e superam números pré-pandemia

| |

Retomada do turismo positiva tem dados da Braztoa que revelam que 7,4 milhões de pessoas viajaram por meio de agências no ano passado; 61% foram viagens no Brasil

O setor de Turismo volta a ter fôlego no mercado. Segundo a Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa), 7,4 milhões de pessoas realizaram viagens em 2021 por meio de agências. Isso corresponde a um recorde, com aumento de 124,6% em relação a 2020. Além disso, os números foram 14,2% maiores do que os registrados em 2019, antes da pandemia de Covid-19. Contudo, os dados mostram ainda, que 61% dos viajantes escolheram o Brasil como destino em 2021.

Vale lembrar que em agosto passado, o número de voos nacionais registrou crescimento pelo quarto mês consecutivo.

Retomada do turismo de modo positivo

A Braztoa revelou também que, a média de duração dos passeios em 2021 foi de 5 a 9 dias, com quase 4,5 milhões de viajantes optando por experiências dentro do território brasileiro. Por outro lado, em 2020, 4,1 milhões de pessoas utilizaram operadoras de turismo para visitar destinos nacionais e, em 2019, este número chegou a 6,3 milhões.

Ministro do turismo

Para Carlos Brito, ministro do Turismo, todos estes fatores só confirma a retomada do setor e ainda destacou o potencial do Brasil para o pós-pandemia:

“O governo federal não mediu esforços para salvar o setor turístico e lançou várias ações para diminuir impactos da pandemia.”

E ainda complementou:

“Agora, estamos vendo uma retomada efetiva e um otimismo de todos. Afinal, o nosso País será uma referência para o mundo no período pós-pandemia.”

Faturamento atual

Por fim, em relação ao faturamento atual, mesmo com os números superlativos de viagens, o resultado das operadoras chegou a R$ 7,1 bilhões. Em suma, o valor representa um pouco mais de 77% de recuperação em comparação a 2020. Mas, quando comparado a 2019, o faturamento fica 44% abaixo dos R$ 15,1 bilhões registrados.

*Foto: Freepik

Anterior

TSE antecipa cadastramento de empresas e entidades para financiamento coletivo de campanhas

Inflação alta: ex-diretor de Política Monetária do BC diz que persistirá por anos

Próxima