Localizado próximo ao rio Shannon, na cidade de Athloneno, pertencente ao Condado de Westmeath, na Irlanda, o pub Sean’s Bar quer ser reconhecido como o mais antigo do mundo.
Em atividade desde a Idade Média, o pub tem como vizinha as ruínas de um castelo normando do século 12.
O bar irlandês mantém a tradição de servir os famosos copos de cerveja guiness, como também doses de uísque e xícaras de irish coffee.
Além disso, o local é célebre por ainda servir o hidromel, bebida antiga de 1.100 anos atrás.
O bar faz questão de manter a decoração de vários séculos, misturada a elementos mais recentes.
O uso de piso de madeira em meio paredes feita de taipa, faz do lugar uma entrada para a passagem do tempo com muita história para contar.
Em 2004, o estabelecimento entrou para o livro dos recordes como sendo o pub mais antigo da Irlanda.
Porém, muitos frequentadores, entre eles, renomados historiadores, além dos atuais proprietários acreditam na real possibilidade do Sean’s Bar ser o pub mais antigo do mundo em funcionamento.
HISTÓRIA DOS BARES EUROPEUS
Mas não é só o Sean’s que acredita ser o bar mais velho dos cinco continentes.
Outros pubs famosos da Europa reivindicam o mesmo título, são eles: The Bingley Arms, de Leeds, na Inglaterra (fundado em 953); Ye Olde Trip to Jerusalém, de Nottingham, também na Inglaterra (de cerca de 1189); The Skirrid Mountain Inn, de Abergavenny, no País de Gales (1110); e Brazen Head, de Dublin, na Irlanda (1198).
De acordo com uma pesquisa arqueológica conduzida por especialistas do Museu Nacional da Irlanda mostrou, entretanto, que o Sean’s Bar foi fundado no ano 900.
Além disso, se for comparar o tipo de material que sustenta e embeleza o local, como pedaços de argila, madeira e taipa, e também da presença de fichas antigas do bar, chamadas de “tokens de taverna”, tudo isso faz com que o pub realmente mereça ser reconhecido como o mais antigo do mundo ainda em atividade.
Para se ter uma ideia, o pub foi erguido antes da derrota e declínio dos vikings na Irlanda e da criação do whisky e da cerveja preta, que se tornaram referência mundial.
RECONHECIMENTO
Ao entrar no Sean’s Bar é possível você se sentir inserido na história do lugar mesmo não sendo irlandês.
Suas paredes são cobertas de recordações, mapas, cartas, poemas e cartas náuticas.
Os estofados confortáveis também são um chamariz, além da hospitalidade dos funcionários, como o bar man Timmy Donovan, responsável pela elaboração das melhores bebidas e da tirada da famosa cerveja do local.
A atenção especial que os atuais proprietários têm com a manutenção do Sean’s, ao manter a tradição e história dele intactos já é um bom motivo para que ele seja reconhecido mundialmente como o pub mais antigo em funcionamento.
A pesquisa está em andamento no Sean’s Bar para reivindicar o título oficial de pub mais antigo do mundo, mas, enquanto isso, há várias outras discussões por vir.
PRIMEIRO NOME
O pub que conhecemos hoje, já foi chamado “Taberna de Luain”, em referência ao seu ex-proprietário Luain Mac Luighdeach, que teve a ideia de construir um lugar à margem do famoso rio Shannon que oferecesse jarras de hidromel às pessoas que cruzassem esse caminho.
*Foto: Divulgação