Projeto Vagas Verdes transforma espaços, que antes serviam para estacionar veículos no centro da cidade de São Paulo, em microambientes naturais
A cidade de São Paulo e sua imensidão de carros cada vez mais tem dado lugar a espaços menos poluídos. Sendo assim o projeto Vagas Verdes aparece em um momento bastante propício. O objetivo da iniciativa é trocar a poluição dos veículos pelo verde das árvores.
A ação é comandada pela Subprefeitura da Sé. Ela colabora para transformar alguns espaços, que antes serviam para estacionar veículos no centro da cidade de São Paulo, em microambientes naturais. Além disso, a iniciativa reúne o subprefeito da Sé, Roberto Arantes, com o arquiteto paisagista André Graziano e o biólogo Rodrigo Silva. O projeto começou na Barra Funda, em algumas vagas situadas nas ruas Conselheiro Brotero e Capistrano de Abreu.
Projeto Vagas Verdes
A iniciativa é bastante simples, além de transformadora. No lugar dos carros, no espaço de uma vaga, entram as plantas, bancos, mesas e paraciclo para bicicletas. Portanto, é criado um ponto verde para encontros, principalmente quando passada a pandemia de Covid-19. Nasce assim uma espécie de mini praça especial, e também jardins de chuva que podem auxiliar a “coletar” a água e diminuir o impacto de eventuais alagamentos na região por conta de tempestades.
Entre as plantas, podemos encontrar nestes locais: a dracena-vermelha, eritrina, dracena marginata, rabo-de-galo, grama-amendoim, bromélia, alfazema, manjericão e agapantos.
Cultura, ecossistema, paisagismo e esporte
De acordo com Graziano:
“Os microambientes diferenciados cumprem funções culturais, ecossistêmicas, paisagísticas, lúdicas e até esportivas. São exemplos de sustentabilidade ao alcance da população.”
E Silva complementa:
“O espaço já mudou a cara da rua e os moradores abraçaram a ideia. Ficamos muito felizes quando encontramos outras espécies plantadas nos jardins. É gratificante, pois sabemos que esses espaços serão cuidados com muito carinho pelos munícipes.”
Ampliação do projeto
O sucesso do projeto Vagas Verdes entre os moradores da região fez com que a Subprefeitura Sé providencie a ampliação das “Vagas Verdes” para outros lugares além da Santa Cecília. Com isso, entram os bairros: Bela Vista, Bom Retiro, Consolação, Cambuci, República, Sé, e Liberdade, também administrados pela Subprefeitura.
Além disso, 32 pedidos de novos locais foram encaminhados, e serão avaliados pela equipe. Porém, já é sabido que uma nova vaga será implantada na rua Pires da Mota, na Aclimação.
Sobre isso, Abranches afirmou diante do indiscutível desejo de transformar a metrópole cinza em verde, pelo menos naqueles metros quadrados:
“A nossa equipe está satisfeita com a repercussão das vagas verdes que vão transformar a paisagem urbana. Recebemos muitas sugestões de locais nessa primeira etapa. Vamos começar o projeto pela casa da família Paternostro, na Aclimação. E iremos ampliar para os demais distritos. Ficamos felizes em irmos de encontro aos desejos da população. Gentileza gera gentileza e daremos aos moradores uma forma de dialogar diferente e que irá mudar o sentido de ver a Cidade: com muito mais carinho e pertencimento.”
*Foto: Divulgação