Prevenção à gravidez na adolescência: Palestra esclarece tema

| |

Prevenção à gravidez na adolescência tem encontro em Palmas, com Jovens da Renapsi nesta quinta-feira (8), a partir das 14h

Nesta segunda-feira (5) pela manhã, ocorreu a primeira palestra para tratar do tema, com os aprendizes do Demà Jovem by Renapsi. Além do cronograma previsto para ser realizado nas Unidades de Saúde da Família (USFs) onde se apresenta o maior número de adolescentes, a equipe do Ciclos de Vida da Secretaria Municipal da Saúde (Semus). Já a segunda palestra será realizada quinta-feira, 8, a partir das 14 horas.

Prevenção à gravidez na adolescência

As atividades do programa de prevenção à gravidez na adolescência incluem explicações sobre os métodos contraceptivos disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS), formas de contágio e medidas de prevenção contra as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), importância da vacinação, cuidados com a saúde sexual e reprodutiva e, ainda, distribuição de preservativos masculinos e femininos. O momento também foi uma oportunidade para os jovens tirarem dúvidas.

O poder da conscientização

Segundo a enfermeira do SUS, Nathalia Belletato, é muito importante o papel de campanhas de esclarecimento aos jovens e toda a população, como o Dezembro Vermelho.

E é o que reforça a jovem de 17 anos, Adrielle Muriel, que já possui muita consciência de seus atos e cuida sempre da sua saúde. “Eu comecei a fazer o preventivo ano passado porque é um cuidado que eu preciso ter comigo mesma”, contou. Já Ana Lívia Barros Macedo, também de 17 anos, afirma que essas atividades são importantes para conscientizar a população juvenil sobre os impactos que uma gravidez pode causar na adolescência. “Gostei de saber de alguns direitos que eu não tinha nem noção e também sobre a quantidade de métodos contraceptivos que são fornecidos gratuitamente”, destacou.

Programação completa nas USFs

Jardim Taquari

USF Taquari | 5 a 9 de fevereiro

Prevenção e testes rápidos de IST´s, atualização das cadernetas de vacinação (incluindo HPV para público-alvo) e adesão às cadernetas de saúde do adolescente.

Bela Vista

USF Bela Vista | 7 de fevereiro | Período matutino e vespertino

Discussão da gravidez na adolescência e suas implicâncias sociais, prevenção e testes de IST’s.

Escola Sávia Fernandes | 9 de fevereiro | Período matutino e vespertino

Métodos contraceptivos para prevenção da gravidez, importância da vacinação, saúde sexual e reprodutiva, planejamento familiar; discussão da gravidez na adolescência e suas implicações sociais.

Lago Sul

USF José Lúcio Carvalho | 8 de fevereiro | 8 às 10h30

Roda de conversa com dinâmica para interagir e abordar o assunto de métodos contraceptivos para prevenção da gravidez, gravidez na adolescência e suas implicâncias sociais, prevenção e testes de IST’s, atualização da caderneta de vacinação (incluindo HPV para público-alvo).

Arno 41 (403 Norte)

Escola Estadual Criança Esperança | 6 de fevereiro | Período matutino

Elaboração de cartilha sobre métodos contraceptivos disponíveis na atenção básica e formas de acesso, roda de conversa e avaliação de situação vacinal.

Santa Bárbara

USF Santa Bárbara | 9 de fevereiro | 8 às 17 horas

Palestras sobre os métodos contraceptivos existentes para prevenção da gravidez com foco no público-alvo de 12 a 18 anos, roda de conversa com interação e discussão do impacto da gravidez na adolescência e suas implicâncias sociais, abordagem da prevenção das ISTs e testagem rápida, atualização da caderneta de vacinação (incluindo HPV para público-alvo), dinâmicas de interação em grupo e distribuição de material educativo.

*Foto: Reprodução/https://br.freepik.com/fotos-gratis/mulher-gravida-na-cama-no-quarto-em-uma-manha-ensolarada_36802747.htm#query=gravidez%20na%20adolesc%C3%AAncia&position=2&from_view=search&track=ais&uuid=edf00e3b-55a5-4e2c-a51f-8a0af05b42ae

Anterior

Política industrial com foco em sustentabilidade: Brasil investirá R$ 300 bi

Criação de empregos em Maceió: Setor de turismo lidera

Próxima