Prêmio TCESP-ODS sobre sustentabilidade tem cidade de Rio Preto como finalista

| |

Prêmio TCESP-ODS teve 84 propostas de ações recebidas para incentivar a economia no pós-pandemia

Na última sexta-feira (12), técnicos do Tribunal de Contas do Estado estiveram em São José do Rio Preto. O motivo foi: avaliar os resultados do trabalho apresentado pela Prefeitura no Prêmio TCESP-ODS. O prêmio visa as boas práticas administrativas adotadas durante a pandemia de Covid-19, lançado pelo Observatório do Futuro.

Prêmio TCESP-ODS

Podem participar da disputa ao Prêmio TCESP-ODS iniciativas que incorporem os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, metas definidas pela ONU (Organização das Nações Unidas) para o crescimento econômico com inclusão social e proteção ao meio ambiente, por meio da sustentabilidade. Além disso, a cidade de Rio Preto é signatária dos ODS desde 2017.

Comitê de Retomada Econômica

O município paulista integra esta ação por meio do Comitê de Retomada Econômica. Ele foi criado em dezembro de 2020, pelo prefeito Edinho Araújo. A iniciativa propõe medidas com o intuito de incentivar a recuperação econômica no pós-pandemia, reunindo 16 instituições da sociedade civil, poder público e universidades.

84 propostas de ações

Neste ano, o Comitê recebeu 84 propostas de ações para incentivar a economia. De acordo com o trabalho apresentado ao TCE, entre as metas apresentadas e atingidas, estão:

  • a Sala de Crédito da Acirp;
  • a inclusão de 23 empresas no Parque Tecnológico, gerando mais de mil empregos diretos;
  • a liberação de R$ 5 milhões por parte do Banco do Povo para micro e pequenos empresários de Rio Preto;
  • cursos de capacitação profissional desenvolvidos pelo Sebrae e cooperativas;
  • evento Cidades Inteligentes, para debater iniciativas de uso maciço da tecnologia em diversas áreas;
  • o Programa de Pagamento Incentivado (PPI), que arrecadou R$ 39,4 milhões, entre outras medidas.

Participantes na avaliação do Prêmio TCESP-ODS

Já os participantes que se reuniram para estabelecer como seria o prêmio deste ano, são: o chefe técnico do Departamento de Fiscalização do TCE Daniel Eustáquio da Silveira e os agentes de fiscalização Reinaldo dos Santos Júnior e Nan Huei Chang Yamamoto se reuniram com o vice-prefeito Orlando Bolçone que também é secretário de Planejamento Estratégico e coordenador do Comitê de Retomada Econômica; com o vice-presidente da Acirp e do Conselho Gestor do Partec Gilberto Mariano; o secretário de Desenvolvimento Econômico Jorge Luis de Souza; do Trabalho Adriana Romano; a consultora de negócios do Sebrae Valéria Scott; a chefe de gabinete da secretaria de Planejamento Márcia Silvério; o especialista em Desenvolvimento Social da secretaria de Planejamento Wilian Meque; a assistente técnica da secretaria Juliana Silva  e técnicos da secretaria. O resultado do concurso sai no início de dezembro.

Por fim, o vice-prefeito Orlando Bolçone, explicou:

“Mostramos o que efetivamente foi feito em Rio Preto pela prefeitura e pela sociedade civil, em sintonia e em conjunto, para a retomada econômica, seguindo todas as diretrizes estabelecidas pela ONU para buscar a erradicação da pobreza, a inclusão social e o desenvolvimento sustentável.”

*Foto: Divulgação

Anterior

Atividade turística paulista cresce no mês de setembro

Inflação perto de 10% em 2021, afirma Ipea

Próxima