Braço da Pepsi lançará a marca Aquafina e mudará as embalagens a partir de 2020, na intenção de reduzir o uso do plástico em seus produtos
A empresa PepsiCo divulgou na semana passada, que vai iniciar sua produção de água em latas de alumínio. A Aquafina entrará no mercado a partir do ano que vem. O braço da Pepsi tem por objetivo reduzir o uso do plástico em seus produtos.
Em comunicado da companhia de bebidas, ela afirma que o projeto visa extinguir 8 mil toneladas de plástico, além de reduzir em 11 mil toneladas a emissão de gases do efeito estufa.
Água em latas de alumínio
O Brasil é um dos líderes mundiais na reciclagem de alumínio. Este tipo de material tende a ser muito mais reciclado do que o plástico. Um indicativo brasileiro de 2017 apontou que o país reciclou 97,3% das latas de alumínio vendidas. Já o plástico apresentou apenas quase 25% de material reciclado. Em termos mundiais, esta taxa ainda cai para 9%.
A cada 303,9 mil toneladas de alumínio para venda, 295,8 mil toneladas foram recolhidas e recicladas. Os dados são referente a 2017 e foram divulgadas pela Associação Brasileira do Alumínio (Abal).
Ainda não é o bastante
A alteração da PepsiCo chega em um momento em que a empresa está mais preocupada em reduzir o uso do plástico. No entanto, não é uma tarefa fácil e também parte de uma reeducação das pessoas no mundo todo. Este tipo de material está contaminando os oceanos cada vez mais, além de impactar diretamente no meio ambiente e prejudicando a vida de animais selvagens.
De acordo com um comunicado com o presidente-executivo da PepsiCo, Ramon Laguarta, a empresa admite que seu papel na sociedade em relação ao uso do plástico tem consequências:
“Lidar com o lixo plástico é uma das minhas principais prioridades e aceito esse desafio pessoalmente”
O CEO ainda conclui:
“Estamos fazendo a nossa parte para resolver o problema, reduzindo, reciclando e reinventando nossas embalagens”.
Eliminando parte do plástico
No entanto, a companhia de bebidas anunciou que ainda não pretende extinguir todo plástico de seus produtos. Mas que conseguirá retirar do mercado mais de 8 mil toneladas de plástico original, ou seja, aquele que nunca foi reciclado. Além disso, a empresa se comprometeu a utilizar somente plástico reciclado, biodegradável ou compostável em suas embalagens até 2025. Já as garrafas plásticas serão fabricadas usando 25% de material reciclado.
Ativismo ambiental e visão dos consumidores
A empresa já era cobrada por ativistas ambientais e até consumidores sobre o uso do plástico e que deveriam trocar por embalagens de alumínio. Cada vez o material também é visto em aterros sanitários. De acordo com estudo deste setor, mais de 91% de todos os materiais plásticos não são reciclados. Em contrapartida, 67% do alumínio que é comprado por consumidores é reutilizado pelos mesmos.
Comportamento
A empresa reconhece que já não é uma novidade engarrafar água em latas de alumínio. Todavia, ainda é um comportamento não muito usual pelos consumidores tomar água em um recipiente em que não se enxerga o líquido dentro.
Em declaração ao NYT, Stacy Taffet, supervisora responsável pelas marcas de água da Pepsi, disse:
“Nosso objetivo é estar um pouco à frente dos consumidores e ajudar a empurrá-los na direção certa”.
Além disso, a Pepsi pretende comercializar a água gasosa Bubly em latas. A empresa também quer colocar sua água purificada que contém eletrólitos, a Lifewtr, em garrafas produzidas totalmente de plástico reciclado.
Mesmo que a PepsiCo e outras empresas tenham esta consciência de diminuir o uso do plástico em seus produtos, o ideal seria deixar de consumir de uma vez por todas a água embalada. A afirmação é do escritor Peter Gleick, autor de um livro sobre a famosa bebida, intitulado “Bottled and sold”.
Segundo Gleick, o que a Pepsi está fazendo é criar um hábito que consumidores deveriam abandonar.
Outras alternativas e impacto nas vendas
Outras companhias já deram um passo a mais em relação a redução de plástico. A empresa americana Boxed Water, por exemplo, já disponibiliza no mercado água engarrafas em recipientes de papel, que lembra muito uma caixa de leite. Além dela, a marca Ever & Ever vende água em latas de alumínio, mas em formato de garrafas com tampas de rosca.
Apesar da conscientização de muitos no planeta, ainda é crescente o número de vendas de água engarrafada. No ano passado, só nos Estados Unidos, o índice subiu 5%, de acordo com a companhia Beverage Marketing Corp. Esse desenvolvimento do setor acabou auxiliando a Pepsi e a Coca-Cola. Ambas apresentaram uma queda do consumo do mercado de refrigerantes.
Fontes: Revista Planeta, O Globo e IG Economia
*Foto: Divulgação / NYT