Parque eólico Lagoa dos Ventos conta com usina formada por 230 turbinas eólicas e será capaz de gerar mais de 3,3 TWh por ano
O maior parque eólico em operação hoje na América do Sul também é o maior da Enel Green Power em todo o mundo. O parque eólico Lagoa dos Ventos acaba de iniciar sua operação comercial no Piauí.
Cada vez mais o Brasil tem apostado em fontes renováveis em meio à pandemia.
Parque eólico Lagoa dos Ventos
A construção da unidade de 716 MW está localizada nos municípios de Lagoa do Barro do Piauí, Queimada Nova e Dom Inocêncio, no estado do Piauí. A tem investimento de cerca de R$ 3 bilhões. Isso equivalente a quase 620 milhões de euros na taxa de câmbio atual.
De acordo com o CEO da Enel Green Power e Head da linha de negócios Global Power Generation da Enel, Salvatore Bernabei:
“Lagoa dos Ventos é um projeto eólico recorde e seu início de operações comerciais é um marco importante para a Enel Green Power em todo o mundo, especialmente à luz dos desafios do cenário global de saúde.”
E complementou:
“Como nossa maior usina eólica do mundo, Lagoa dos Ventos representa um passo significativo para o nosso crescimento sustentável, ao mesmo tempo que apoia a recuperação verde no Brasil, contribuindo ainda mais para a diversificação da matriz energética do país.”
Composição
O parque eólico Lagoa dos Ventos é formado por 230 turbinas eólicas e será capaz de gerar mais de 3,3 TWh por ano. Além de praticar a sustentabilidade na região, ao evitar a emissão de mais de 1,9 milhão de toneladas de CO2 na atmosfera. Da capacidade instalada total da planta, 510 MW foram conquistados pela Enel Green Power no leilão A-6, em dezembro de 2017, e estão apoiados por contratos de fornecimento de energia de 20 anos para um pool de distribuidoras que operam no mercado regulado. Enquanto isso, a produção dos 206 MW restantes será fornecida ao mercado livre para venda a clientes comerciais, alavancando a presença integrada da Enel no país.
Construção do parque
Em dezembro de 2020, a Enel anunciou o início da construção do novo projeto eólico Lagoa dos Ventos III, com 396 MW. Com o novo parque eólico, que exigirá um investimento de cerca de 360 milhões de euros, a capacidade total de Lagoa dos Ventos atingirá cerca de 1,1 GW. Todo o complexo eólico terá 302 aerogeradores e poderá gerar cerca de 5,0 TWh por ano, evitando a emissão de mais de 2,8 milhões de toneladas de CO2 na atmosfera a cada ano.
Protocolos de segurança
Além disso, durante a construção do parque eólico Lagoa dos Ventos foi implantada protocolos de segurança, em decorrência da pandemia e em linha com as indicações das autoridades sanitárias. O objetivo é o de garantir a proteção necessária aos trabalhadores envolvidos na construção. Assim como às comunidades onde o parque está instalado.
Todavia, os mesmos protocolos também estão sendo implementados na construção do novo parque eólico Lagoa dos Ventos III.
A empresa estabeleceu diretrizes rígidas para viagens, que incluem:
- quarentena preventiva quando os trabalhadores se deslocam para cidades fora da região do canteiro de obras;
- maior higienização das instalações, veículos e ambientes nos canteiros de obras;
- bem como medidas para garantir práticas de trabalho seguras.
Nos canteiros, a rotina das equipes e operações foram estruturadas para manter o distanciamento social. A Enel Green Power também vem realizando campanhas de testes. A ação envolve todos os funcionários que trabalham nos canteiros de obras.
Grupo Enel
Por fim, o Grupo Enel no Brasil, por meio de suas subsidiárias EGPB e Enel Brasil, possui uma capacidade total instalada renovável de mais de 3,7 GW, dos quais 1.498 MW são de fonte eólica, 979 MW são de fonte solar e 1.269 MW de hidro.
*Foto: Divulgação