Observatório Fluminense do Turismo é uma criação da Fundação Ceperj (Centro Estadual de Estatísticas, Pesquisa e Formação de Servidores Públicos do Rio de Janeiro)
Na semana passada, a Fundação Ceperj (Centro Estadual de Estatísticas, Pesquisa e Formação de Servidores Públicos do Rio de Janeiro) lançou o Observatório Fluminense do Turismo. O objetivo da iniciativa é instrumentalizar investimentos políticos no setor de viagens e Turismo.
Além disso, há a expectativa da nova faceta da fundação ser utilizada para medir o impacto da atividade turística na economia fluminense. E também de elaborar estratégias para construir ações que fortaleçam esse mercado.
Observatório Fluminense do Turismo
A história de criação do Observatório Fluminense do Turismo surgiu após um pedido da Alerj (Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro). Para acessar o estudo técnico, clique aqui.
Sendo assim, com o resultado em mãos, o trabalho foi se desenvolvendo. Seu enfoque é na análise da taxa de retorno de capital investido na estrutura produtiva das atividades relacionadas ao turismo e dos impactos econômicos positivos ou negativos dessa indústria nos municípios do Estado.
Estruturação e a sistematização de informações
Por consequência, o projeto propõe a estruturação e a sistematização de informações, além de conhecimentos a respeito da realidade e das potencialidades da economia do Turismo no Estado do Rio de Janeiro. Tudo isso de maneira a subsidiar e instrumentalizar os investimentos e as políticas para o setor.
Sobre isso, Gabriel Lopes, presidente da Fundação Ceperj, afirma:
“É imprescindível criar instrumentos de planejamento, de produção de estudos técnicos, temáticos e de gestão capazes de contribuir não só para o aperfeiçoamento e crescimento do turismo no estado, como também para identificar potencialidades e propiciar a geração de empregos diretos e indiretos.”
Ferramenta de orientação estratégica e de subsídio
Por fim, o Observatório Fluminense do Turismo deseja oferecer a gestores públicos e agentes econômicos, uma ferramenta eficaz. E isso envolve uma orientação estratégica e de subsídio para as principais decisões que nortearão investimentos.
*Foto: Divulgação