Luta contra a Aids em Queimados: Cidade avança

| |

Luta contra a Aids em Queimados tem apoio da ferramenta preventiva Profilaxia Pré-Exposição (PrEP), que ajuda a minimizar os casos de HIV

Nesta terça-feira (16), às 13h30, a Prefeitura de Queimados, através do Programa de IST/Aids e Hepatites Virais, vai lançar a oferta da PREP (Profilaxia Pré Exposição). A ação ocorrerá no Centro de Cidadania LGBTI, Rua Otília, 1495 (rua do Fórum).

Segundo a enfermeira do SUS, Nathalia Belletato, é de suma importância, cada vez mais iniciativas como esta, além da Campanha Dezembro Vermelho, movimento que visa o combate em torno da doença, além de educar a sociedade sobre a importância da detecção precoce e do apoio contínuo aos portadores do vírus.

Luta contra a Aids em Queimados

A luta contra a Aids em Queimados contará agora com a ferramenta preventiva ao HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana), disponibilizada desde 2017 pelo Sistema Único de Saúde (SUS), e que tem impedido novos casos da doença.

Além disso, quanto maior for a adesão à profilaxia adotada, menor será o número de casos de infecções. Portanto, é de vital importância a atuação de medidas preventivas, colher dados fidedignos, ajudando assim a construir e efetivar políticas públicas. O vírus HIV ataca o sistema imunológico, responsável por defender o organismo de doenças.

Saúde é prioridade na cidade

Glauco Kaizer, prefeito de Queimados, afirma que a saúde dos moradores da cidade é prioridade em sua gestão. Ele ressalta ainda que a prefeitura está trabalhando com empenho para oferecer a toda população os cuidados de prevenção. E caso necessário, encaminhar o paciente para o tratamento de Infecções Sexualmente Transmissíveis.

Como ter acesso ao medicamento

Para ter acesso ao medicamento, os interessados devem procurar a Casa da Vigilância em Saúde. De acordo com o Coordenador do Programa de Ist/Aids e Hep Virais do Município, Lázaro Silva, a expansão do mecanismo de prevenção auxilia a minimizar novos casos e também permite que os usuários tenham maior acesso ao atendimento especializado.

*Foto: Reprodução/https://br.freepik.com/fotos-gratis/o-medico-possui-uma-fita-vermelha-conscientizacao-sobre-o-hiv-dia-mundial-da-aids-e-dia-mundial-da-saude-sexual_9294732.htm#fromView=search&page=1&position=9&uuid=427261e7-6c9e-4bb4-b210-3e02f66e9f1c

Anterior

Capital da sustentabilidade do Brasil: Curitiba completa 331 anos

Empregos formais para 2024: Turismo no Brasil projeta 16% de crescimento

Próxima