IPO da Raízen, empresa escolheu os bancos de investimento do BTG Pactual, Bank of America, Citi e Credit Suisse como coordenadores de sua oferta
Nesta terça-feira (30), a Cosan confirmou que está, em parceria com a Shell, contratando consultores. O motivo é que pode acontecer uma eventual IPO (Oferta Pública Inicial de Ações, da sigla em inglês) da Raízen, joint venture das empresas brasileira e anglo-holandesa. Tal notícia movimentará a economia do país, já que as empresas são ligadas aos setores de açúcar, etanol, bioenergia e distribuição de combustíveis.
Eventual IPO da Raízen
Hoje, a Cosan enviou um comunicado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), após divulgação de matéria publicada ontem no “Brazil Journal”, sob o título “IPO da Raízen deve destravar valor na Cosan”.
Sendo assim, o comunicado direcionado ao mercado, a empresa confirmou que os acionistas controladores da Raízen estão “constantemente analisando” a listagem da empresa. Mas revelou que nem todas as decisões sobre a estrutura da oferta foram tomadas até o momento.
“Embora a listagem efetiva dependa de inúmeras condições que podem estar fora do controle da companhia, isso não impedirá a contratação de consultores para iniciar a preparação para uma eventual oferta, o que de fato está sendo feito.”
O texto ainda diz:
“Conforme mencionado nos Fatos Relevantes divulgados pela Companhia em 3 de julho de 2020 e 8 de fevereiro de 2021, a Cosan reafirma que os acionistas controladores da Raízen estão constantemente analisando a possível listagem da Raízen por meio de uma oferta pública inicial de ações. Embora a listagem efetiva dependa de inúmeras condições que podem estar fora do controle da Companhia, isso não impedirá a contratação de consultores para iniciar a preparação para uma eventual oferta, o que de fato está sendo feito.”
Bancos que coordenarão o IPO
Além disso, tal manifestação acontece após a agência Reuters noticiar que, de acordo com fontes, a Raízen escolheu os bancos de investimento do BTG Pactual, Bank of America, Citi e Credit Suisse como coordenadores de seu IPO.
Sobre isso, a Cosan complementa em nota enviar a CVM:
“Nossa intenção é estarmos preparados caso tais condições sejam atendidas e o momento de mercado esteja adequado.”
*Foto: Divulgação