Inverno brasileiro atrai visitantes que aproveitam a estação mais fria do ano em localidades específicas, como Gramado (RS) e Campos do Jordão (SP)
Nesta semana começou o inverno brasileiro. Ou seja, hora de tirar os agasalhos do armário e decidir qual destino visitar nesta estação do ano, que impulsiona muito o turismo do país.
Inverno brasileiro
O inverno brasileiro conta com temperaturas baixas em localidades específicas do país que atraem muitos visitantes. Além disso, movimenta a economia local.
Segundo dados do site de viagens Decolar, as buscas por hospedagens para cidades com clima de inverno cresceram 25% apenas na primeira quinzena de maio deste ano, em comparação ao mesmo período de abril. Entre os destinos mais procurados, estão: Gramado (RS), Campos do Jordão (SP) e Foz do Iguaçu (PR). Todavia, a lista inclui ainda: Monte Verde (MG), Porto Alegre (RS), Curitiba (PR), Teresópolis (RJ) e Petrópolis (RJ).
Outros destinos
Porém, o Brasil conta ainda com outros destinos para curtir o clima, a gastronomia e o aconchego da estação fria. De acordo com o ministro do Turismo, Carlos Brito:
“O Brasil é um país de dimensão continental e esse fator favorece o nosso turismo, pois possibilita ao viajante conhecer os destinos de norte a sul, em todas as épocas do ano. Aproveitar paisagens naturais, os sabores, a tranquilidade e as belezas dos municípios que ficam mais frios nessa época fazem com que os turistas vivenciem experiências únicas.”
Região catarinense
Em Santa Catarina, nos municípios de São Joaquim e Urupema, o frio é tão intenso que o turista nem precisa sair do Brasil para conhecer a neve. São Joaquim fica a 1.300 metros de altitude e nessa época do ano, quando a temperatura fica mais amena, caem também os famosos floquinhos de neve. Na cidade é possível também apreciar o clima ao ar livre, visitando pomares de maçãs e passeando pelas diversas vinícolas da região.
Todavia, Urupema é conhecida como a Capital Nacional do Frio. A cidade por si só já é um atrativo no inverno e fica mais especial ainda quando o turista conhece a “cascata que congela”, situada no Morro das Torres, um dos pontos mais altos da região. E por conta do frio intenso, as águas da cachoeira chegam a congelar e formam estalactites que encantam os visitantes.
Região Sudeste
Por outro lado, no Sudeste do país, está a cidade de Domingos Martins, no Espírito Santo. Trata-se de um local charmoso e aconchegante, e perfeito para curtir o tempo frio com um amor. Isso porque já foi eleita a capital romântica do Brasil.
Com paisagens montanhosas, ar puro e clima ameno, o município é uma boa opção para quem quer saborear deliciosos queijos, cafés e licores. Além disso, entre os meses de junho e julho, os visitantes podem desfrutar dos tradicionais festivais de vinho e de inverno.
Inverno brasileiro no Nordeste
Já na região Nordeste, temos as cidades frias, por incrível que pareça, de Guaramiranga, no Ceará, e Gravatá, em Pernambuco. Ambas aquecem o turismo local, onde é possível usar cachecol, luvas e tomar uma bebida quentinha.
Suíça cearense
Guaramiranga é considerada a “suíça cearense” e mantém temperaturas mais baixas durante o inverno. O município é conhecido pela variedade de flores e pela preservação ambiental, e conta com características históricas em seus monumentos e construções arquitetônicas, deixando um clima ainda mais intimista no ar.
Agreste pernambucano
Por fim, em Gravatá, em pleno agreste pernambucano, faz parte do Circuito do Frio do estado e atrai turistas pela gastronomia típica da época, com vinhos, queijos e chocolates. O folclore regional também é lembrado em Gravatá e pode ser visto na produção de móveis rústicos e pequenos objetos de decoração, fator que contribui para deixar o ambiente mais aconchegante.
*Foto: Reprodução