Gramado reabre com hotéis adaptados a medidas de distanciamento social para poderem receber turistas e com uso obrigatório de máscaras
Após permanecer por quase dois meses com o Turismo parado, a cidade de Gramado reabre sua região para visitantes.
Desde o começo de maio, os hotéis do município gaúcho podem receber turistas, respeitando um limite de ocupação de 50% e seguindo um rígido protocolo de higiene, que também é obrigatório em lojas e restaurantes.
Além de Gramado, outras regiões do Sul do país tentaram no mês passado retomar suas atividades.
Cidade de Gramado reabre
Quem entra na cidade gaúcha já nota como deverá ser a rotina adaptada em função da pandemia de Covid-19. Estabelecimentos comerciais exibem em suas portas avisos de que só é permitida a entrada de pessoas com máscara de proteção. Frascos de álcool em gel estão espalhados por todos os lugares.
A autônoma de 39 anos, Eliane Cipriano, disse logo ao desembarcar do Fumacinha, um ônibus vermelho em formato de bonde:
“Estávamos loucos para vir para cá. A cidade está bem segura. Vamos alugar bicicletas e passear.”
Desde 1975, o Fumacinha leva turistas aos principais pontos de Gramado. Os passageiros embarcam em frente à Igreja da Matriz, uma das atrações do município. O city tour tem duração de uma hora.
Sempre no desembarque e antes de sair novamente, funcionários do famoso ônibus higienizam todo o ambiente.
Eliane, que mora em Criciúma, veio com toda a família e deve retornar a Gramado no próximo semestre para um passeio que já havia programado.
Além dos próprios residentes do Rio Grande do Sul, a região conta também com reservas de viajantes dos estados de Santa Catarina e Paraná, durante a retomada do setor de turismo.
De acordo com Flaviana Yamaguchi, gerente de marketing da Rede Laghetto, que reabriu quatro hotéis em Gramado, sendo ao todo 17 no país, afirmou:
“A maior parte do movimento é de turismo regional, que pode se deslocar de carro. Ainda são poucos visitantes que chegam por avião.”
Dia dos Namorados
Ela ressalta que o movimento tem surpreendido a empresa, com reservas subindo a cada semana, “para o Dia dos Namorados temos hotéis que já ficaram sem capacidade”.
Por conta da data cair em uma sexta-feira, muitos turistas aproveitam para fazer reservas para passar o fim de semana.
Entre as mudanças nos hotéis está o fato de agora ser permitido pegar o elevador pessoas de uma mesma família.
Parque Lago Negro
Até o parque municipal Lago Negro já tem recebido visitantes desde o fim de maio. O movimento intenso é tanto de turistas como de moradores de Gramado.
Já os parques privados, como o Snowland, onde é possível esquiar em neve artificial de gelo, se preparam para uma reabertura posterior, conforme explica Paulo Mentone, diretor executivo do Snowland:
“Nossa lavanderia industrial passou por reformulação. Toda roupa é higienizada após cada utilização com produtos químicos e alta temperatura para poder ficar perfeita.”
Datas passadas
No caso da Páscoa, comemorada em abril, fez com que a cidade perdesse pelo menos 350 mil visitantes. Com isso, a prefeitura já pensa nos próximos eventos.
Prova disso é que o Natal Luz será iniciado em outubro e seguirá até janeiro de 2021, revela o secretário municipal de turismo, Rafael Carniel:
“Aumentamos de 81 para 101 dias. Assim, conseguimos um período mais amplo que permite menos pessoas simultaneamente nos espetáculos. Estamos nos preparando.”
Fonte: Folha de S. Paulo
*Foto: Divulgação