Segundo estimativa da Agência Internacional de Energia (AIE), as fontes renováveis serão as únicas a crescer em 2020
Por conta da pandemia do novo coronavírus, a demanda mundial por eletricidade reduziu. Apesar disso, a geração de fontes renováveis, como a solar, a eólica e a hidrelétrica, pode crescer quase 5% neste ano. Mesmo que não pareça muito, a previsão é comparada com as outras fontes de energia, que devem cair. A estimativa é da Agência Internacional de Energia (AIE).
Fontes renováveis crescem mais em 2020
Durante o lockdown de alguns países, a demanda de eletricidade foi diminuída em 20% ou mais. O processo caiu, principalmente, para fontes não renováveis, como carvão e gás, além da energia nuclear, que também foi atingida.
No caso das fontes renováveis, elas não afetadas pela demanda, o que significa que elas são as mais resilientes às medidas restritivas para contenção do novo coronavírus, afirma a AIE.
Momento favorável para o setor
A pandemia de Covid-19 chegou em um momento favorável para o setor deste tipo de energia. Só no primeiro trimestre de 2020, a utilização global de fontes renováveis aumentou em torno de 1,5% em comparação ao primeiro trimestre de 2019, revela também a AIE:
“O número foi impulsionado por um aumento de cerca de 3% na geração de eletricidade renovável, após projetos de mais de 100 GW de energia solar fotovoltaica e cerca de 60 GW de energia eólica terem sido concluídos em 2019. Além disso, a disponibilidade eólica foi alta na Europa e nos Estados Unidos no primeiro trimestre de 2020.”
Além disso, a Agência de Energia ainda prevê um bom desempenho para o setor ao longo de 2020. Das fontes renováveis, a energia solar fotovoltaica é a que deve crescer mais rápido neste ano.
Pequenas e médias empresas
A energia solar é incentivada, especialmente, por pequenas e médias empresas, que as maiores representantes da geração distribuída solar fotovoltaica. A instalação de placas solares diminuiu com a adoção de medidas de isolamento social. No entanto, isto não será um obstáculo depois que for flexibilizada tais restrições.
Já entre as grandes companhias, a cerveja Budweiser, pertencente ao Grupo Ambev, é um exemplo de distribuição de fontes renováveis. No ano passado ela anunciou a construção de um parque eólico para promover energia limpa, que deve ficar pronto em 2022.
Recursos naturais
De forma geral, a agência reforça que a produção de fontes renováveis depende em grande parte da disponibilidade de recursos naturais, já que o clima é o principal determinante da energia hidrelétrica, eólica e solar fotovoltaica.
Por este fator que a produção de energia hidrelétrica causa preocupação. Apesar de suas desvantagens, ela responde por aproximadamente 60% de toda a geração renovável global, porém, depende de chuvas e padrões de temperatura cada vez mais incertos.
No dia 29 de maio, em que é comemorado o Dia Mundial da Energia, é vital reforçar que a transição para fontes renováveis deve ser parte integrante dos governos a fim de diminuir as emissões globais de CO2. Por fim, segundo a AIE, esta queda das emissões sem precedentes pode ser apenas temporária se não houver mudanças estruturais.
Fonte: Ciclo Vivo
*Foto: Divulgação