Uma ferramenta desenvolvida pela EPAMIG (Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais) tem contribuído para que o sistema Indicadores de Sustentabilidade em Agrossistemas (ISA) consiga ajudar técnicos e produtores na elaboração de um diagnóstico sobre a a real situação de propriedades rurais.
Ferramenta da EPAMIG
A ferramenta da EPAMIG passou a ser difundida em 2010, por meio da capacitação de extensionistas da Emater-MG.
Sua metodologia, que visa a adequação socioeconômica e ambiental dos estabelecimentos rurais, conta com o uso de 21 indicadores que consideram temas como: aspectos econômicos, sociais, de gestão, solo e água, manejo dos sistemas de produção e ecologia da paisagem. E ainda abrange entrevistas com produtores e imagens de satélite para levantamento da realidade local, como explica o pesquisador da EPAMIG, José Mário Lobo, responsável pelo ISA:
“Trata-se de uma ferramenta de gestão que aponta riscos, pontos críticos e oportunidades. A partir do diagnóstico e do monitoramento das informações obtidas é possível elaborar planos de adequação com foco na gestão ambiental e socioeconômica.”
O objetivo da iniciativa é auxiliar na recuperação econômica e ambiental da região afetada pelo rompimento da Barragem de Fundão, em Bento Rodrigues, distrito de Mariana (MG), a planilha ISA foi utilizada em 211 propriedades rurais. A proposta prevê o acompanhamento do desempenho de unidades demonstrativas de cafeicultura, piscicultura e recuperação de pastagens, entre outras.
Treinamentos e difusão a partir da ferramenta do EPAMIG
O ISA foi criado a partir de um projeto multi-institucional, executado por EPAMIG, Embrapa Milho e Sorgo, Emater-MG, Instituto Estadual de Florestas (IEF), Fundação João Pinheiro e Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Em 2012, seu sistema foi institucionalizado em Minas Gerais, com o reconhecimento das secretarias de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e de Desenvolvimento Econômico (antiga Sectes). Hoje, está sendo implantado no trabalho de assistência técnica nos seguintes estados: Bahia, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Tocantins, além do Distrito Federal.
Além disso, a ferramenta do EPAMIG resultou em cursos de capacitação ministrados para 750 técnicos da Emater-MG. Desde 2019, técnicos de vários estados brasileiros estão sendo treinados para o trabalho de realização de diagnósticos e monitoramento do trabalho de assistência técnica pela Fundação Renova e pelo Senar Nacional. A expectativa é aplicar o ISA em quatro mil estabelecimentos rurais atendidos pelo programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) neste ano.
Plataforma de ensino à distância
Em dezembro de 2019, foi lançada a plataforma de ensino à distância sobre o Isa, por meio de um projeto do Ministério do Meio Ambiente e a Universidade Federal de Viçosa (UFV).
A Capacitação em Gestão Territorial Rural promove treinamentos nas ferramentas Cadastro Ambiental Rural (CAR), ISA e Zoneamento Ambiental Produtivo (ZAP). Nesta turma, todas as 150 vagas foram preenchidas e mais turmas serão disponibilizadas ainda em 2020.
Fonte: Revista Rural
*Foto: Divulgação