Empresa sueca fabrica bicicletas a partir de cápsulas de café

| |

Uma empresa sueca tem focado cada vez mais em sustentabilidade e passou a fabricar bicicletas reaproveitando o material das cápsulas de café. Pois, apesar das cápsulas facilitarem a vida na hora de preparar a famosa bebida há também o problema do impacto que seu alumínio causa ao meio ambiente. Mesmo que a maioria das marcas que estão no mercado consiga produzir outras cápsulas a partir da reciclagem, muitos consumidores não dão o destino correto a elas e as jogam diretamente no lixo comum.

Cápsulas de café

Muitas companhias ao redor do planeta têm desempenhado um grande esforço junto a seus consumidores para que seja cada vez mais fácil a realização do descarte correto e, consequentemente, a reciclagem desses produtos. Já outras empresas criaram soluções mais sustentáveis e nesta categoria merece destaque a brasileira Orfeu Café Especiais. A fabricante lançou cápsulas de café biodegradáveis e que após seu uso podem se tornar adubo em quatro meses.

Nespresso e Vélosophy

A empresa suíça Nespresso se uniu à fabricante de bicicletas sueca Velósophy para produzirem bicicletas a partir da reciclagem das cápsulas de café de alumínio.

Cada bike é fabricada com o uso de 300 cápsulas recicladas, em que o alumínio deste material é derretido para que assim possa ser reutilizado novamente. A bicicleta foi batizada de RE:CYCLE e é fabricada em dois modelos. A primeira é para uso em áreas mais urbanas e a segunda voltada aos atletas. No entanto, ambas têm tiragem limitada de mil unidades ao valor de 1.290 euros.

Doações

Doações

Todavia, os objetivos sustentáveis não param por aí. Ainda há ideias em andamento para provar que a reciclagem do alumínio possui um grande potencial.

O impacto positivo ao meio ambiente também vem junto de uma ação social. No caso da marca sueca, a cada bike fabricada de cápsulas de café que for vendida, uma é doada para uma garota, que esteja em idade escolar e que resida em países pobres, como a África, onde a questão é mais urgente.

De acordo com Jinny Östholm, CEO e fundador da Velósophy, poder praticar essas boas ações sempre foi o propósito da marca sueca, desde sua fundação em 2015. Recentemente, ele declarou:

 “Ao dar uma bicicleta a uma menina em um país em desenvolvimento, isso fará com que sua presença na escola aumente em cerca de 30% e seus resultados em até 60%. São fatos como esse que nos inspiram todos os dias”.

Incentivo à reciclagem de cápsulas de café

A Nespresso brasileira possui um centro de reciclagem para suas cápsulas de café. O local fica na região metropolitana de São Paulo. Neste núcleo chegam 20% das cápsulas que transitam pelo país.

No entanto, esta porcentagem ainda é muita pequena. Porém, a marca multinacional incentiva seus clientes a reciclarem estes matérias da forma correta. Em São Paulo e no Rio de Janeiro, que adquirir os produtos da Nespresso pela internet, tem a chance de escolher a entrega “verde”, que é realizada por meio de bicicletas, onde o portador retira da residência do consumidor as cápsulas de café usadas para estas sejam enviadas para a reciclagem.

Além disso, outra iniciativa de proporcionar um descarte correto das cápsulas é o próprio cliente levando-as até às lojas Nespresso mais próxima. No Brasil, existem 97 pontos de coleta. Para saber o endereço mais próximo, basta acessar o site da empresa.

Fonte: site Conexão Planeta

*Foto: Divulgação

Anterior

Parque Beto Carrero pode ser comprado por Rede Madero

Carrancas é nova opção de ecoturismo para o sudeste do país

Próxima