Empregos formais para 2024: Turismo no Brasil projeta 16% de crescimento

| |

Empregos formais para 2024 no turismo dão sinais promissores em razão da retomada do setor pós-pandemia

O setor de turismo no Brasil iniciou 2024 com sinais promissores, em comparação ao ano passado. Turistas de outros países deixaram no país US$ 800,6 milhões apenas em janeiro, um valor recorde para o mês, afirma o Banco Central. E no mês de fevereiro, o número cresceu mais 10% em relação ao mesmo período de 2023. Todos esses fatos surgem na esteira da retomada do setor pós-pandemia. Diante desses resultados, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) prevê um crescimento de 3% no setor até o final do ano.

Empregos formais para 2024 no turismo

Sendo assim, todos estes fatores resultaram em empregos formais para 2024 de um modo mais otimista, ou seja, com mais investimentos. Além disso, estão previstos 108 novos hotéis no Brasil até 2027, com um aporte total estimado em R$ 5,7 bilhões. Agora, a expectativa é que esse crescimento gere cerca de 250 mil novos postos de trabalhos formais, o que corresponde a um aumento de 16% no setor apenas este ano, diz Contratuh, confederação que representa os trabalhadores do setor no país.

Pós-pandemia

A retomada turística pós-pandemia motivou a média do valor da diária e a taxa de ocupação nos hotéis, que cresce cada vez mais, principalmente no Nordeste.

Atendimento qualificado

A partir de um atendimento qualificado e da formação de profissionais capacitados é que ocorre a consolidação do setor

Por sua vez, o presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), Alexandre Sampaio, destaca que entre as tendências para 2024 está a personalização das experiências, onde os turistas buscam viagens que considerem seus interesses e preferências individuais. Ele também cita uma crescente procura por destinos menos explorados e mais bucólicos, o que configura um turismo também de base terrestre.

Por fim, há uma nova onda de turistas interessados em conhecer o Brasil, sobretudo destinos de sol e praia. Tal impulso tem bastante potencial para se tornar um divisor de águas para o setor. E como 2024 ainda não acabou, este ano pode resultar em mais oportunidades, podendo atingir um índice histórico de crescimento, ressalta Sampaio.

*Foto: Reprodução/https://www.instagram.com/p/C56_RQZuGsu/?img_index=2

Anterior

Luta contra a Aids em Queimados: Cidade avança

Atendimento a pessoas com HIV/Aids no RS: Medicamentos são entregues

Próxima