Dicas para diminuir sua produção de lixo fora de casa

| |

Atitudes diárias e simples já são capazes de reduzir o lixo fora de casa, o que impacta positivamente no meio ambiente

Em meio à pandemia, milhões de pessoas ao redor do planeta enxergaram o quanto é necessário adquirir cada vez mais hábitos sustentáveis. Quem conseguiu ficar mais em casa pode notar o quanto é simples tomar uma atitude desse tipo. E o mesmo vale para quem precisa sair para trabalhar. Ou seja, o mesmo hábito pode ser reforçado para reduzir a produção de lixo fora de casa.

Redução de lixo fora de casa

Pensando em tudo isso, a engenheira de produção e sócia-proprietária da Beegreen Sustentabilidade Urbana, Patricya Bezerra, passou dicas que podem ser adotadas na rua. São opções inteligentes e possíveis de realizar no dia a dia. Confira abaixo.

Leve seu próprio kit sustentável quando for sair

A primeira dica da engenheira é para que as pessoas montem seus próprios kits sustentáveis para saírem. Esta atitude já reduz bastante o lixo fora de casa. Portanto, a ideia é montar seu kit com utensílios duráveis, afirma Patricya:

“Pode até parecer difícil, mas depois que você monta seu kit e começa a levá-lo para os lugares, você vê o quanto consegue diminuir a quantidade de lixo gerada ao longo do seu dia.”

Mas o que levar

A engenheira explica que sempre que for possível leve uma ou duas ecobags ao mercado, por exemplo, ou qualquer outro lugar que saiba que pode parar para comprar algo.

Agora se pretende comer fora de casa, leve um kit básico de alimentação com canudo de papel ou de aço inox, talheres e copos reutilizáveis. Na falta de seu próprio kit, pergunte onde for comer se eles oferecem utensílios duráveis para as refeições. Ou seja, evite sempre os descartáveis.

Além disso, se puder, opte pelo guardanapo de pano, e tenha sempre algumas embalagens reutilizáveis. A partir daí você consegue comprar seus alimentos e armazená-los de forma adequada. Você também pode levar para casa as sobras, se quiser.

Comer na rua, o que fazer?

Ainda sobre formas de reduzir o lixo fora de casa quando precisar sair envolve lugares onde deseja parar para almoçar, jantar ou simplesmente tomar um sorvete. Neste último caso, opte pelo de casquinha, que é comestível.

Agora se estiver em uma padaria, peça sempre os alimentos que venham embalados em papel. Esta já é uma iniciativa que impacta positivamente na hora de separar o lixo. O mesmo serve para os lanches: opte pelas opções sem plástico descartável. Além disso, se quiser colocar ketchup ou mostarda, escolha locais que frascos reutilizáveis.

Lanche do dia

O famoso lanchinho do dia, não necessariamente envolve um sanduíche, e sim snacks e bolachas. Patrycia explica que esses “lanchinhos” valem tanto para crianças, quanto para os adultos. Além de serem mais sustentáveis, são saudáveis.

Já em relação a melhor maneira de transportá-los quando for sair é levá-los em potinhos de vidro ou em sacos de tecido. Há opções hoje em dia nos mercados, que são reutilizáveis e conservam o alimento fresco.

Bebidas

No caso das bebidas, leve sempre uma garrafa de água com você, ou de sucos naturais feitos em casa. Dessa forma você evita comprar opções industrializadas na rua e ainda economiza.

Em substituição às balas e chicletes, você pode optar frutas secas, que contém o próprio açúcar da fruta e também podem ser levadas em saquinhos de pano para onde for.

Patrycia conclui:

“Hoje é muito mais fácil tentar diminuir a quantidade de lixo que produzimos; afinal, estão surgindo inúmeras ferramentas que nos ajudam nessa tarefa. Basta termos consciência do que estamos fazendo. Consumir na rua requer dedicação e esforço da nossa parte, principalmente em dizer não aos descartáveis, mas não é uma tarefa impossível.”

*Foto: Reprodução

Anterior

Observatório Fluminense do Turismo medirá impacto do setor no estado

IRB Brasil: companhia registra o pior resultado no Ibovespa em 2020

Próxima