Dia dos Pais melhora fluxo de vendas em termos de índice, que dizem respeito a uma desaceleração na queda, mas que ainda está longe do normal
O comércio para o Dia dos Pais melhora fluxo de vendas, desde que foram anunciadas medidas restritivas de distanciamento social, em razão da pandemia do novo coronavírus. Sendo assim, os negócios do setor começaram a mostrar uma reação positiva a partir de ontem (6), de acordo com relatos de lojistas. Eles perceberam um aumento no fluxo de consumidores.
Dia dos Pais melhora fluxo de vendas
De acordo com os cálculos do presidente da Ablos (associação de redes com lojas menores em shoppings), Tito Bessa Junior, o movimento aumentou entre 20% e 30% acima do fluxo que vinha marcando ainda de modo tímido, desde a reabertura dos estabelecimentos após o período de quarentena:
“Não resolve o problema, mas ameniza o prejuízo. Já percebemos ontem que teve melhora.”, diz o empresário, que também é dono da rede de moda TNG.
Porém, Bessa Junior, que também é dono da rede de moda, ressalva que a melhora se concentra nas operações focadas em produtos masculinos:
“O produto feminino se altera pouco, mas o fato é que o fluxo cresceu.”
Abrasce
Conforme afirmação da Abrasce, associação que representa as empresas de shopping centers, a expectativa para a data comemorativa é a de um crescimento em cerca de 9% nas vendas, em comparação ao desempenho das semanas anteriores, além de tíquete médio de R$ 100.
Desaceleração da queda de vendas
O número é positivo e reflete a desaceleração da queda de vendas, em decorrência do baque negativo da pandemia do novo coronavírus. No entanto, este índice ainda está longe do patamar considerado normal. Prova disso, é o comparativo com o Dia dos Pais do ano passado, em que a queda nas comercializações ficou em cerca de 30%.
*Foto: Divulgação/Eduardo Frazão/Exame