Comida vegana é aposta de Búzios para conquistar público urbano

| |

Comida vegana já possui adeptos nas regiões metropolitanas de São Paulo e Rio de Janeiro

Com mais adeptos ao vegetarianismo no Brasil, que prezam por uma comida mais saudável, como a vegana também, fez com que a cidade de Búzios também entrasse para esse tipo de alimentação, na intenção de movimentar a economia local.

Comida vegetariana e vegana

De acordo com uma pesquisa do Ibope, publicada no ano passado, 14% da população do país se declara vegetariana. Em regiões metropolitanas como São Paulo e Rio de Janeiro, o índice atinge 16%, considerada o dobro do percentual em pesquisa realizada em 2012.

Seguindo neste caminho, o restaurante Grão Culinária Vegetariana Natural, situado na Armação de Búzios, no estado do Rio, tem aumentado sua comida de origem vegana para atender a demanda da cidade. O estabelecimento foi aberto há cinco anos como uma loja de produtos naturais e oferecia, em uma pequena lanchonete, salgados e doces vegetarianos.

Cardápio adaptado a pedidos dos clientes

A pedido dos clientes, o Grão decidiu incorporar refeições do tipo vegana ao cardápio. Atualmente, o local serve mais de cem pratos sem carne por dia, como explica Silvana Cardoso, chef de cozinha e sócia do restaurante, ao lado da cineasta Elisa Treuherzm, em entrevista à Folha de S. Paulo:

“Temos um cardápio de almoço semanal, que varia de acordo com a sazonalidade dos alimentos. É sustentável, já que trabalhamos de acordo com a natureza e compramos de hortas orgânicas, pequenos produtores e agricultura familiar.”

No início, a maior dificuldade das sócias foi conseguir acesso aos insumos. Elisa conta que elas atraíram fornecedores ao município litorâneo e colaboraram para criar um novo estilo de gastronomia em Búzios, a vegana:

“Trouxemos produtos que não encontrávamos na cidade. O tofu, buscávamos no Rio. Hoje, muitos restaurantes locais o inseriram no cardápio.”

Outros restaurantes com culinária vegana

Outros estabelecimentos com a mesma proposta são o Guruveg, onde também há espaço para a prática de meditação, ioga e terapias holísticas, e o Vegano Carioca.

Já o pioneiro em comida vegana e vegetariana foi fundado em 1984, é o Samsara Empório e Restaurante. No início, eles funcionavam apenas como loja de produtos indianos e está aberto até hoje. Em 1994, foi aberto o restaurante.

O espaço é situado na rua das Pedras, e pertence ao italiano Paolo Sanvito, que oferece bufê por quilo no almoço. No período noturno, é oferecido pizza vegetariana, produzida com fermentação natural, vegana e sem glúten, além de massas lactovegetarianos e risostos.

Feira Livre Periurbana de Búzios

A feira é considerada essencial para a onda vegetariana e vegana da cidade. Inaugurada em 2014, com cinco bancas, que comercializavam produtos da agricultura familiar, atualmente já são 103 produtores.

De acordo com o coordenador da feira, Hamber Rabello de Carvalho:

“Temos carência de produtos vegetarianos, e lá é possível achar itens orgânicos, que vêm de pequenas produções exclusivas.”

Fonte: Folha de S. Paulo

*Foto: Divulgação

Anterior

Novo coronavírus faz Mastercard fechar escritório em SP

Visitas em presídios estão suspensas em dez estados

Próxima