Projeto da cervejaria dinamarquesa Carlsberg, utilizando garrafa de papel, pretende acelerar a ideia sustentável que visa zerar as emissões de gás carbônico em suas linhas de produção até 2030, além de adotar o lema: “zero ressaca ao meio ambiente”
Dois protótipos de garrafas de papel biodegradáveis foram anunciados neste mês pela cervejaria da Dinamarca, Carlsberg. O material é produzido a partir de fibras de madeira, com camada interna impermeável.
Cerveja em garrafa de papel
A cerveja em garrafa de papel foi nomeada de Green Fibre Bottle (em tradução livre: “garrafa de fibra verde”). As garrafas chegarão ao mercado cervejeiro em dois modelos: um é feito com uma fina camada de plástico reciclado, e o outro é produzido a partir de polímero biodegradável PEF (polietileno 2,5-furandicarboxilato) para que o o líquido possa ser envolvido.
De acordo com a vice-presidente de desenvolvimento da cervejaria Carlsberg, Myriam Shingleton:
“Estamos contentes com os avanços com a Green Fibre Bottle. Ainda não chegamos lá, mas os dois protótipos são um passo importante para realizar nossa ambição final de trazer essa novidade ao mercado”.
Zerar emissões de CO2
O objetivo da empresa é zerar as emissões de gás carbônico até 2030. E produzir uma cerveja em garrafa de papel já é um passo para isso.
Já em relação à cadeira inteira de produção, que envolve o transporte, a ideia é diminuir as emissões de gases em 30%.
Embalagem em garrafa de papel
A estratégia da Carlsberg em produzir uma cerveja em garrafa de papel começou a ser testada em 2015, quando a cervejaria dinamarquesa se uniu a vários negócios locais para juntos desenvolverem uma tecnologia verde que fosse mais eficaz do que as já existentes no setor.
Parceiros de peso
Com isso, no começo de 2019 surgiu a companhia Paboco, criada especialmente para produzir garrafas de papel sustentáveis.
No caso, trata-se de uma joint-venture (junção de duas ou mais empresas já existentes, com o intuito de começar ou desenvolver uma atividade econômica comum a todos) entre a companhia BillerudKorsnäs, especializada em embalagens, e a fabricante de garrafas Ampla.
Portanto, a parceria da cervejaria Carlsberg é expansiva, que conta com apoio de empresas de peso como a Absolut, Coca-Cola e L’Oreal, além do braço da Paboco para conseguir avançar na pesquisa e desenvolvimento da garrafa de papel.
Sobre isso, Shingleton finaliza:
“Parcerias como essa, que são unidas pelo desejo de criar inovações sustentáveis, são a melhor maneira de trazer mudanças reais”.
Fonte: site Razões Para Acreditar
*Foto: Divulgação