Carro 100% elétrico da Audi chega ao Brasil

| |

Carro 100% elétrico da montadora alemã possui autonomia de até 436 km, o que garante uma liberdade para longos percursos

Acaba de chegar ao mercado brasileiro o SUV Audi e-tron, o primeiro carro 100% elétrico da marca e completamente livre de emissões de gases.

Empresas do setor automotivo tem se preocupado cada vez mais em lançar carros mais sustentáveis. É o caso da companhia Ford, em que solo europeu anunciou em fevereiro a linha de vans Transit que recebeu autorização para ter o direito de rodar com o HVO (Hydrotreated Vegetable Oil), que é um tipo de diesel renovável.

Mas também o próprio condutor pode adotar medidas simples, já disponíveis no mercado para transformar seu possante em um veículo que emita menos poluentes e cause menos impacto ao meio ambiente.

Carro 100% elétrico da Audi

O modelo totalmente elétrico já está disponível em concessionárias do país que possuem a bandeira e-tron. O veículo faz parte da estratégia de sustentabilidade da companhia, que tem como compromisso: se tornar neutra em carbono até 2050, como declara o CEO e Presidente da Audi do Brasil, Johannes Roscheck:

“O e-tron é o primeiro veículo 100% elétrico da marca produzido em série e comercializado com sucesso em diversos mercados. Agora chegou a vez do Brasil, como prometido ainda no Salão do Automóvel de São Paulo de 2018. É um veículo extremamente inovador e incrível de dirigir, que traz todas as características de esportividade, conforto e praticidade de um grande Audi. É o embaixador perfeito da nova fase do nosso lema Vorsprung durch Technik, que significa evolução através da tecnologia.”

O carro 100% elétrico tem preço público sugerido a partir de R$499.990,00.

Características

O novo modelo é equipado com dois motores elétricos silenciosos, com potência total de 408 cv com 664 Nm de torque. Possui tração elétrica nas quatro rodas, que confere aderência e dinâmica em qualquer tipo de terreno. Também conta com uma regulagem de distribuição ideal de torques de acionamento entre os dois eixos em uma fração de segundo.

O sistema de baterias de íons de lítio pesa aproximadamente 700 kg e é formado por 36 módulos de alumínio. O carro possui autonomia de até 436 km, ideal para longos percursos, e ainda pode recarregar de diversas formas.

Uma delas é por meio de redes externas. Para isso, basta plugar o veículo em uma tomada, desde uma simples 110V até as de alta tensão, para começar a recarga, cujo tempo varia conforme a potência elétrica disponível. Em estações de recarga ultra rápida de 150 kW, por exemplo, é possível carregar até 80% da bateria em 30 minutos.

Além da recarga em redes externas, o SUV pode recuperar a energia de outros dois modos: simplesmente ao tirar o pé do acelerador ou quando o pedal de freio é acionado. Durante mais de 90% de todas as desacelerações, o e-tron da Audi recupera a energia por meio de seus motores elétricos.

Um diferencial da marca é que o motorista pode escolher o grau de recuperação de energia em três níveis. Inclusive, pode selecionar o modo automático que aproveita seu potencial máximo de recuperação.

Infraestrutura de recarga

Em fevereiro, a montadora alemã anunciou um investimento de R$ 10 milhões em infraestrutura de recarga de carros 100% elétricos para instalação de 200 pontos até 2022. A intenção é instalar os pontos em shoppings, academias, clubes, hotéis e restaurantes. Em suma, em locais que o cliente costuma frequentar e pode deixar o veículo carregando enquanto realiza outra atividade.

Além disso, a Audi brasileira também se aliou à Porsche, Volkswagen e EDP para implementar 30 estações de recarga ultra rápida situadas em estradas em rodovias do território nacional. Serão 29 estações de 150 kW e uma unidade de 350 kW.

Concessionárias e-tron

No Brasil, por enquanto, são 14 concessionárias com a bandeira e-tron, que contará com carga rápida e ao menos um veículo para test drive.

As concessionárias estão situadas nas seguintes capitais: Belo Horizonte, Brasília, Campo Grande, Curitiba (Alto da XV), Londrina, Florianópolis, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro (Botafogo), Vitória, e quatro em São Paulo.

Fonte: Ciclo Vivo

*Foto: Divulgação

Anterior

Pandemia de Covid-19 gera 16 milhões de novos assinantes à Netflix

Auxílio emergencial pode ser estendido a mais da metade da população

Próxima