Cabo Frio vai exigir apresentação de teste de Covid para turistas

| |

Decreto municipal que exige teste de Covid para turistas entrou em vigor ontem (11)

Desde segunda-feira (11), visitantes que chegarem a Cabo Frio (RJ) em ônibus de turismo ou se hospedarem na cidade precisarão apresentar um teste rápido para a Covid-19 com resultado negativo.

Teste de Covid para turistas

De acordo com o decreto municipal, o teste de Covid para turistas deve ser realizado com até 72 horas de antecedência ao desembarque no município da Região dos Lagos fluminense. No entanto, também serão aceitos os testes de pesquisa de antígenos e RT-PCR, realizados com coleta de material no nariz e garganta.

Como funcionará a chegada do visitante

Todo visitante que entrar em Cabo Frio via ônibus turístico deverá apresentar o exame de Covid à empresa de transporte. Em seguida, a companhia terá de mostrar o resultado de todos os passageiros, motoristas e guias aos funcionários do Terminal de Ônibus de Turismo de Cabo Frio.

Em caso de faltar o teste de algum tripulante ou algum dos exames tenha dado positivo, os passageiros não poderão desembarcar.

Meios de hospedagem

Além disso, a medida também abrange os meios de hospedagem. Portanto, para conseguir fazer o check-in, os hóspedes terão que apresentar o teste de Covid para turistas, no mesmo modelo dos passageiros de ônibus turísticos.

Também é dever dos meios de hospedagem encaminhar diariamente à prefeitura um relatório com os check-ins e check-outs realizados, além dos testes recebidos, e só podem operar com 75% da capacidade.

Alta de casos em Búzios

Em decorrência da alta de casos de coronavírus em Búzios, outra cidade da Região dos Lagos, em dezembro todos os turistas tiveram de deixar a cidade em 72 horas. Porém, a ordem foi derrubada depois.

No mundo

Não é só em Cabo Frio que há a exigência de teste de Covid para turistas. O mesmo ocorre em outras cidades e países do mundo como conter a propagação do vírus.

Contudo, para o turismo doméstico tal exigência é uma raridade. Neste caso, o arquipélago de Fernando de Noronha (PE) também exige apresentação de exames dos visitantes. Mas só são aceitos testes do tipo RT-PCR, feitos até 48 horas antes do embarque.

*Foto: Divulgação/Bolsa de viagem

Anterior

Doria cancela aumento de ICMS sobre medicamentos em São Paulo

Mercado Livre ajudará entregadores na compra de veículos elétricos

Próxima