Budweiser construirá parque eólico e promover energia limpa

| |

Budweiser será 100% produzida e distribuída a partir da construção de um parque eólico, na Bahia; o compromisso de gerar energia limpa deve acontecer até 2022

A cerveja Budweiser, pertencente ao Grupo Ambev, vem promovendo iniciativas em torno de uma cadeia mais sustentável. É o caso de promover uma energia limpa ao mercado cervejeiro, em que toda a produção e distribuição da marca será feita 100% a partir da construção de parque eólico, no estado da Bahia. O local possuirá em torno de 1.600 hectares e potência que ultrapassa os 80 MW. A previsão de entrega do empreendimento é para o começo de 2022. Com isso, será possível abastecer 100% das cinco cervejarias responsáveis pela produção da Budweiser no Brasil.

Iniciativa da Budweiser

Além disso, a iniciativa fará com que 20 mil toneladas de dióxido de carbono (CO2) deixem de ser emitidas a cada ano. Na prática, esse número equivale a tirar de circulação 35 mil veículos das ruas durante o mesmo período.

Em declaração ao jornal Correio do Povo, a diretora de marketing da Budweiser, Bruna Buás, disse o seguinte:

“Bud nasceu da ambição e da liberdade, há mais de 140 anos, e sempre foi reconhecida pelo seu pioneirismo – o que move a marca até hoje. E ser 100% produzida e distribuída com energia limpa traduz o valores de Bud da melhor forma: trazendo uma novidade para o meio cervejeiro do país e abrindo caminhos para um futuro melhor, mantendo sua essência.”

Ela complementou o raciocínio, afirmando que os consumidores podem esperar por outras iniciativas ligadas à sustentabilidade para os próximos meses.

Sustentabilidade

A construção do parque eólico será promovido em parceria com a Casaforte Investimentos, que é uma iniciativa da Cervejaria Ambev, detentora da marca Budweiser no país, para conseguir alcançar seus compromissos ligados a ações climáticas. Sobre isso, o vice-presidente de Sustentabilidade e Suprimentos da Cervejaria Ambev, Rodrigo Figueiredo, comentou:

“O parque eólico é mais um passo da Cervejaria Ambev rumo a uma operação abastecida 100% com energia limpa e esperamos que isso motive outras empresas e marcas a se engajarem. Juntos, podemos gerar um impacto ainda maior e mais positivo no mundo.”

No ano passado, a empresa se comprometeu a adquirir 100% da eletricidade de suas operações a partir de fontes renováveis, e também de diminuir 255 das emissões de gás carbônico em toda a sua cadeia de valor, os dois devem atingir estas expectativas até 2025.

Portanto, a cervejaria vem promovendo iniciativas pioneiras em relação a sua matriz energética. Entre as quais, podemos destacar a parceria com a Volkswagem Caminhões & Ônibus para a produção do primeiro caminhão 100% elétrico da América Latina, com zero emissão de CO2, NOX e microparticulados. Além disso, a companhia divulgou recentemente a construção de 31 usinas solares em território nacional, capazes de abastecer todos os 94 centros de distribuição direta da empresa.

Budweiser – investimentos

Para a construção do parque eólico da Budweiser na Bahia, o apoio gestora de investimentos em private equity Casaforte será fundamental. Fundada em 2009, a empresa atua no desenvolvimento, financiamento, implantação e operação de projetos de energia renovável no país. Kristopher Dowlin, diretor e sócio responsável pela área de energia na Casaforte, afirma:

“Estamos muito animados com essa parceria com a Ambev, que proporciona uma economia relevante nas despesas de energia, alinhada aos nossos compromissos com o meio ambiente e o desenvolvimento econômico.”

Histórico da cervejaria Ambev

Sediada em São Paulo, a cervejaria Ambev é uma empresa brasileira e com presença em 18 países. Em solo brasileiro, são mais de 32 mil colaboradores. Além da cerveja, o grupo também possui em seu portfólio: chás, energéticos, isotônicos, refrigerantes e sucos, de marcas renomadas no mercado, como Budweiser, Antarctica, Brahma, Skol, Stella Artois, Wäls, Colorado, Guaraná Antarctica, Fusion, do Bem e AMA, a água mineral que designa 100% de seu lucro para projetos que levam acesso à água potável para famílias do semiárido brasileiro.

Já em relação aos investimentos do grupo cervejeiro, nos últimos cinco anos foram injetados no país R$ 17,5 bilhões em recursos, destinados também à plataforma de sustentabilidade. Seu compromisso com o meio ambiente inclui objetivos claros e informados publicamente. Baseados em quatro pilares: consumo inteligente, água, resíduo zero e desenvolvimento.

Fonte: Correio do Povo

*Foto: Divulgação

Fonte:

Anterior

Turistas trocam peixe por carne de sol ao visitarem Nordeste

É aprovado capital de até R$ 10 bi por acionistas da Eletrobras

Próxima