As belezas dos santuários marinhos brasileiros

| |

Os locais estão situados na Bahia, Pernambuco e São Paulo e são ricos em biodiversidade

O Brasil é um país muito rico em biodiversidade, com as belezas de santuários marinhos, que podem ser contemplados três regiões do território nacional. Nestes lugares é possível se deparar com animais marinho ainda conseguir nadar na companhia deles. As espécies vão de tartarugas a raias de até oito metros de comprimento.

Os estados que cultuam esses espetáculos da natureza são: São Paulo, com dois santuários marinhos, Pernambuco e Bahia.

Conheça abaixo os santuários marinhos desses estados:

Abrolhos – Bahia

Com 91 mil hectares de área, Abrolhos (BA) é a primeira unidade de conservação marinha brasileira, inaugurada em 1983. O local está envolto por cinco ilhas pedregosas de origem vulcânica. Com isso, o santuário marinho apresenta uma das maiores biodiversidades do Atlântico Sul. A região permite que turistas pratiquem mergulho, além da possibilidade de avistar algas, corais, peixes de diversas cores e tartarugas.

Além disso, os guias do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) podem acompanhar os visitantes em uma caminhada pela ilha Siriba. Com isso, eles podem se aproximar ainda mais dos ninhos de atobás-brancos e grazinas. Situado a 70 km da costa, Abrolhos também é conhecido como um dos melhores lugares para contemplar as baleias-jubartes, entre os meses de julho e novembro. Quem quiser visitar este santuário marinho, pode entrar em contato com as operadoras de turismo credenciadas no site: icmbio.govbr/parnaabrolhos

Alcatrazes – São Paulo

Mais de 1.300 espécies de animais compõem o santuário marinho de Alcatrazes (SP), sendo que cem delas correm perigo de extinção. Além disso, o arquipélago conta com o maior ninhal de fragatas do Atlântico Sul, que também pode servir de local de alimentação, descanso e reprodução de dez mil aves marinhas.

Desde dezembro do ano passado, o local que está situado a 45 km do porto de São Sebastião, no litoral norte paulista, foi aberto para a prática de turismo náutico depois de quase 30 anos de proibição. No entanto, a descida em terra permanece vetada. Todavia, é possível fazer mergulho com auxílio de cilindro (com registro de mergulho) ou com snorkel. É importante ressaltar que apenas companhias cadastradas pelo ICMBio podem disponibilizar este tipo de passeio. Para mais informações, acesse: icmbio.gov.br/refugiodealcatrazes

Laje de Santos – São Paulo

Outro santuário marinho paulista é o Laje de Santos. Ele está localizado a 45 km do litoral, além de ser o primeiro e único parque marinho do estado, que foi inaugurado em 1993.  O lugar possui ambiente propício para a vida marinha e é formado por costões rochosos e corais. Um atrativo é a possibilidade dos turistas poderem nadar junto a tartarugas, cardumes e raias-mantas de até oito metros de comprimento. Já em dias ensolarados, a visibilidade para os praticantes de mergulho pode atingir 35 metros.

Fernando de Noronha – Pernambuco

Fernando de Noronha (PE) é considerado um dos santuários marinhos ecológicos mais importantes do planeta. Composto por 21 ilhas paradisíacas, no local é possível contemplar os encantos dos golfinhos, além de poder avistar tartarugas e tubarões. Só no ano passado, a região recebeu 100,4 mil visitantes. Porém, este número excede o permitido proposto no plano de manejo, que é de 89 mil turistas por ano.

Fonte: Folha de S. Paulo

*Foto: Divulgação

Anterior

Hypera aumenta lucro em 21,3% no segundo trimestre

Parque Beto Carrero pode ser comprado por Rede Madero

Próxima