AquaRio fica ao lado de nova roda-gigante e já foi visitado por 3,3 milhões desde sua abertura em 2016
Considerado o maior aquário da América Latina, o AquaRio já atraiu mais de 3,3 milhões de visitantes desde sua abertura em 2016. O espaço total possui 470 metros.
A proposta da atração carioca vai além do entretenimento e educar crianças e adolescentes a respeito da vida marinha. Um exemplo disso é que em uma das ações do local, uma “sereia” ensina ao público sobre o impacto do derramamento de óleo nas praias brasileiras. Em entrevista à Folha, o diretor de operações do AquaRio, Raphael Lobo, explicou:
“A sereia um tem um trabalho muito forte com o nosso time de educação. Não é só para a criança chegar e olhar a sereia: é para ela sair daqui com uma imagem e conhecendo os problemas do oceano, saindo daqui como um agente transformador de conservação. É um programa para a família, para o turista, para o carioca.”
Intitulada “A vida no mar pede ajuda”, a ação em forma de campanha acontece até o dia 31 de janeiro e propõe ao público, segundo o biólogo marinho Paulo Salomão, responsável pelo setor de educação do AquaRio, que:
“Repense alguns hábitos como, por exemplo, jogar óleo na pia, lixo na praia ou consumir espécies em extinção. Tudo isso impacta diretamente nos ecossistemas marinhos.”
A sereia fará seus mergulhos no tanque do AquaRio todos os dias, às 10h30. Em seguida, o visitante poderá conferir uma exposição sobre o derramamento de óleo.
AquaRio – estrelas da casa
No entanto, as grandes atrações do aquário carioca são os três tubarões da espécie Mangona, que nadam no Grande Tanque Oceânico: Margarida, Donald e Gastão.
Atualmente, o AquaRio abriga entre 2 e 3 mil animais, entre crustáceos, estrelas-do-mar, corais, plânctons e peixes espalhados por 4,5 milhões de litros d´água distribuídos em 28 tanques.
Quem for corajoso de verdade ainda pode entrar no maior tanque do aquário para poder ficar mais perto dos tubarões, com o aparato necessário e acompanhamento de algum dos biólogos marinhos do local. A atividade de flutuação, como é chamada pela equipe, é realizada mediante agendamento prévio.
Ponto alto do passeio
Porém, o ápice do passeio é o túnel que atravessa o maior tanque do AquaRio por dentro, onde é possível avistar os animais de superfície, os nadadores do centro e os animais que preferem o fundo do mar.
Além disso, quem agenda uma visita guiada tem a chance de descobrir que um polvo possui inteligência correspondente à de uma criança de sete anos.
Sobre isso, a bióloga e educadora Carolina Mandarino explica:
“Os tanques que têm polvo são forrados por dentro. Porque o polvo é um bicho extremamente esperto. Eles conseguem escalar e ir para fora do tanque.”
Quem acompanha a animação Nemo e Dory, poderá se lembrar do polvo Hank no AquaRio. E se o visitante ainda poderá se deparar com o cirurgião-patela e os peixes-palhaço, que são os favoritos da criançada.
Serviço
O AquaRio fica na Praça Muhammad Ali, Gamboa (em frente aos armazéns 7 e 8 do Porto do Rio). Aberto diariamente, das 10h às 18h. os ingressos variam de R$ 60 a R$ 120. Saiba mais no site oficial.
Fonte: Folha de S. Paulo
*Foto: Divulgação / Alexandre Macieira