Com lançamento previsto para dezembro, o primeiro hotel de Inhotim promete combinar hospitalidade, cultura e gastronomia regional
Chamado de Clara Arte, o primeiro empreendimento hoteleiro de Inhotim será inaugurado no dia 20 de dezembro de 2024, com objetivo de atender os visitantes do maior museu a céu aberto do mundo, em Brumadinho (MG). Para oferecer um serviço que une sofisticação e sabores regionais, a CEO do grupo, Taiza Krueder, convidou o chef Leo Paixão para comandar a gastronomia do espaço.
Leo Paixão, natural de Belo Horizonte, atualmente comanda o premiado Glouton e compartilha com Taiza Krueder não apenas a formação de chef de cozinha pela École Supérieure de Cuisine Française Ferrandi, mas também a paixão pela gastronomia. Alta-cozinha e hospitalidade se unem para agradar os paladares mais diversos.
Hospitalidade, arte e gastronomia mineira
Durante as negociações entre Taiza Krueder e Leo Paixão, surgiu o pedido do chef para que o restaurante do Clara Arte tivesse um fogão a lenha no centro do salão principal. Além dessa solicitação, Leo sugeriu que o chef Gabriel Sodré ficasse à frente da operação diária do restaurante.
Taiza não apenas aceitou as solicitações, como também ajustou o projeto para a instalação do fogão a lenha. A ideia é proporcionar aos visitantes uma experiência imersiva na cozinha mineira, com temperos e um ambiente que remeta à identidade da região.
O Clara Arte funcionará em regime de pensão completa, com três refeições diárias incluídas, exceto bebidas alcoólicas. O restaurante principal seguirá o formato de buffet, complementado por um menu de petiscos disponíveis no food hall e nas áreas de piscina. A CEO também planeja inaugurar um segundo restaurante, com menu autoral e opções à la carte.
Sobre o Clara Arte
O Clara Arte é um projeto hoteleiro idealizado por Taiza Krueder em parceria com o museu Inhotim. O empreendimento será inaugurado com 46 bangalôs, oferecendo piscinas cobertas e climatizadas, sauna, spa, dois restaurantes, brinquedoteca, academia e um espaço dedicado a eventos.
As acomodações incluem varanda com lareira, banheiras esculpidas em pedra-sabão, cama de casal, sofá, uma pequena copa para bebês e adega. As tarifas seguirão o padrão dessas propriedades, com diárias a partir de R$ 2 mil no Clara Dourado Resort e R$ 2,3 mil no Clara Ibiúna.
Na segunda fase, o Clara Arte será ampliado com 60 novas acomodações, incluindo um spa integrado à floresta e um centro de eventos.
Inhotim: o maior museu a céu aberto
Localizado em Brumadinho, Minas Gerais, Inhotim é considerado um dos maiores museus a céu aberto do mundo, combinando arte contemporânea e natureza exuberante. Fundado em 2006 pelo empresário Bernardo Paz, o instituto nasceu do desejo de unir obras de artistas renomados a jardins botânicos cuidadosamente projetados.
Ao longo dos anos, Inhotim se tornou um destino único, com mais de 140 hectares abertos ao público, abrigando galerias, instalações ao ar livre e uma coleção botânica com espécies raras de plantas. O espaço é conhecido por suas experiências imersivas, onde arte e paisagem se integram de forma harmoniosa.
Além de sua relevância cultural, Inhotim também desenvolve iniciativas de educação e sustentabilidade, consolidando-se como um centro de referência mundial em arte, meio ambiente e inclusão social.
Taiza Krueder: bem-vindos à hospitalidade
A CEO do grupo Clara Resorts, iniciou sua jornada na gastronomia no restaurante familiar em Santos. Graduada em Administração pela FAAP, especializou-se em Gestão Hoteleira e aprofundou seus conhecimentos em culinária em Paris. Taiza Krueder é ativa em causas sociais atuando como diretora da Young Presidents’ Organization (YPO), ela também apoia a ONG Ecociente e oferece mentoria para mulheres empreendedoras.
O Clara Resorts é composto pelos renomados Clara Ibiúna Resort e Santa Clara Eco Resort, conhecidos pela combinação de luxo, sustentabilidade e conexão com a natureza. Em 2023, o Clara Ibiúna foi premiado como Melhor Hotel com Projeto de Sustentabilidade pelo Hotéis de Luxo Brasil.
Durante a pandemia, Taiza lançou o projeto Clara In Casa, onde compartilhava receitas e dicas, culminando na publicação do livro O Sabor de Compartilhar, que reúne mais de 70 receitas inspiradas em suas viagens.
Atualmente, o grupo está investindo ativamente no Clara Arte, sua terceira unidade. Com inauguração prevista para dezembro, o hotel boutique integrará arte, natureza e sustentabilidade, além de gerar 280 empregos diretos.