Crédito para setor turístico poderá ser investido por empresas que foram afetadas pela pandemia de Covid-19
Recentemente, a Caixa Econômica Federal e o Fundo Geral de Turismo, administrado pelo Ministério do Turismo, ofereceram R$ 1,2 bilhão em empréstimo para o setor. O motivo é para socorrer empresas que foram afetadas pelo agravamento da pandemia de Covid-19. Com isso, elas poderão solicitar uma linha de crédito para financiar o capital de giro.
Crédito para setor turístico para ter capital de giro
Antes, as linhas de crédito para setor turístico eram restritas às médias e grandes empresas. Mas agora, a nova linha está aberta a micro e pequenas empresas, que faturam até R$ 4,8 milhões por ano. Além disso, a Caixa também flexibilizou as garantias (bens que podem ser tomados em caso de inadimplência) a serem apresentadas pelos tomadores.
Juros de 5% ao ano + Taxa Selic
Em relação aos juros, eles serão de 5% ao ano, mais a taxa Selic (juros básicos da economia, atualmente em 2,75% ao ano). Sendo assim, a linha de crédito pode ser paga em até 60 meses (cinco anos). E o empresário pode iniciar o pagamento da primeira parcela após 12 meses de carência.
Regras para crédito para setor turístico
No entanto, para ter acesso às condições especiais da linha de crédito para setor turístico, as empresas devem ter mais de 12 meses de constituição e terem o certificado do Cadastur. Este cadastro é destinado a prestadores de serviço pelo Ministério do Turismo que garante acesso a financiamentos oficiais e apoio em eventos e feiras turísticas. O cadastro pode ser feito pelo endereço eletrônico.
Contratação simplificada
As empresas que possuem o certificado podem se dirigir a uma agência da Caixa para contratar a linha de crédito. A empresa pode também entrar em contato com o banco por meio da página Caixa com Sua Empresa.
*Foto: Divulgação