Projeto Atitude pelos Oceanos prevê a retirada de mais de 15 mil toneladas de lixo, com início neste mês, nas praias do Paraná de Santa Catarina
Conseguir o feito de retirar mais de 15 toneladas de lixo de praias do Paraná e Santa Catarina, pouco habitadas, pois são de difícil acesso, é a meta do projeto Atitude pelos Oceanos. Lançado no último dia 22 de março, Dia Mundial da Água, a ação é liderada pela Organização Não-Governamental Eco Local Brasil. Sediada em Barra Velha, Santa Catarina, o projeto pretende começar a retirada neste mês de abril. Além disso, as ações devem perdurar em todo o país ao longo do ano.
Retirada de lixo nas praias do Paraná de Santa Catarina
Segundo Filipe Oliveira, coordenador da ONG Eco Local Brasil, apesar de serem pouco habitadas ou inóspitas, as praias escolhidas para dar início ao projeto concentram grandes quantidades de resíduos.
“Já fizemos uma triagem prévia dos locais por onde passaremos e estamos cientes que as ações mais críticas e demoradas irão acontecer nas ilhas paranaenses e litoral norte de Santa Catarina. Infelizmente, é um problema ainda invisível para muitos.”
Histórico da ONG
A ONG passou a se responsabilizar pelo descarte do que coleta em suas ações de limpeza desde 2018. E ainda reaproveita 100% dos resíduos retirados como matéria-prima para produtos de sustentabilidade.
Sendo assim, em pouco mais de dois anos, 65 toneladas de resíduos já foram retiradas dos oceanos e transformadas em novos produtos. Entre os quais: brinquedos de plásticos doados para crianças de comunidades litorâneas.
Projeto Atitude pelos Oceanos
O projeto Atitude pelos Oceanos possui uma grande rede logística. Isso envolve transporte terrestre e marítimo. Além disso, conta ainda com apoio de órgãos públicos competentes de cada área que envolve as ações e tem patrocínio da PortoNave, Favretto Painéis e Core Case.
Para saber mais informações sobre o Atitude pelos Oceanos, basta acessar o site da Eco Local Brasil.
Pandemia
Todavia, o cronograma das atividades dependerá dos decretos locais de combate à pandemia de Covid-19.
Apesar de possuir equipes reduzidas, caso seja possível, poderá receber apoio da população local. as primeiras ações operacionais ocorreram em 1º de abril, na praia de São Francisco do Sul, em Santa Catarina. Já pra hoje e amanhã (6), serão a vez da Ilha do Mel, no Paraná.
Sobre isso, Filipe complementa:
“Queremos fazer as ações com a maior segurança possível e, por isso, vamos atuar com muito respeito e de acordo com as recomendações da vigilância sanitária de cada localidade.”
*Foto: Divulgação