O braço da área de alimentos da empresa de transporte por aplicativo, a Uber Eats, acaba de firmar parcerias nacionais com as redes Pague Menos (farmácia), Cobasi (pet shop) e Shell Select (conveniência). Porém, o serviço só está disponível para a cidade de São Paulo.
Com isso, a Uber dá mais um passo para ampliar seu ramo de negócios de entregas no Brasil. A novidade foi informada ontem (1) pela empresa e a partir da próxima segunda-feira a iniciativa estará disponível para 30 lojas de conveniência Shell Select (da rede de postos de combustível Shell). Antes, o Uber Eats só fazia entregas delivery para restaurantes.
Uber Eats com novas entregas apenas na cidade de São Paulo
Por enquanto, a novidade do Uber Eats só atenderá a cidade de São Paulo. Porém a empresa afirma que, nos próximos dias, deve ampliar o serviço a outras localidades. Atualmente, o aplicativo está disponível em mais de 150 municípios, em todos os estados brasileiros.
Segundo o diretor nacional do serviço, Fabio Plein:
“Buscamos parceiros que conseguissem oferecer esses novos produtos de uma maneira bastante estruturada e abrangente, de forma que conseguíssemos levar, em pouco tempo, essas vantagens para usuários de todas as regiões.”
Plano de expansão global
Entre as ideias do Uber Eats está a de agregar novas categorias de produtos à plataforma, como parte de um plano global de diversificação. Esta semana, na França, a companhia também comunicou uma parceria com a rede de supermercados Carrefour, além da rede espanhola de lojas de conveniência Galp, revela Plein:
“Ao conectar nossos usuários a farmácias, lojas de conveniência e pet shops, que são serviços essenciais no dia a dia das cidades, nós estamos cumprindo o nosso propósito de nos tornarmos o sistema operacional da vida das pessoas.”
Esta não é a primeira vez que a companhia realiza negócios com supermercados. Em outubro do ano passado, a Uber Technologies adquiriu o controle do supermercado digital chileno Cornershop. A negociação tinha por objetivo a expansão de seu serviço de entregas.
Nova direção
O executivo Fabio Plein assumiu a direção do Uber Eats em agosto de 2019, após ter comandado o aplicativo de caronas da Uber no Brasil. Com isso, ele conseguiu inserir o país na categoria de maior mercado global, com 22 milhões de usuários. Agora ele tem como missão realizar o mesmo desempenho que conseguiu com o negócio inicial do grupo.
Sendo assim, a estratégia é ofertar ao consumidor final produtos que sejam adquiridos com maior recorrência que refeições de restaurantes, que ainda são vinculadas pelo brasileiro com momentos de indulgência, como nos fins de semana. Plein ressaltou em entrevista à revista EXAME no ano passado, que vai permitir em breve que os consumidores realizem compras de supermercado pelo aplicativo.
Uber Eats x Rappi
Ao oferecer seus serviços de entregas a outros ramos de atividade, o aplicativo Uber Eats passar a briga diretamente com a colombiana Rappi, que tem como proposta entregar e vender de tudo. Hoje, por meio de parceria, a Rappi possibilita por meio de seu app, chamar um táxi (da Wappa), desbloquear um patinete (da Grow), e ainda agendar uma massagem (da Singu), por exemplo. Os entregadores da companhia também se deslocam para buscar qualquer item para o cliente, como dinheiro em caixas eletrônicos ou compras em supermercados.
Além disso, na disputa para se tornar um “superapp”, está também a brasileira iFood, que é líder no segmento de delivery de restaurantes no Brasil, com mais de 26,6 milhões de pedidos por mês, em 912 municípios. Nos últimos meses, a companhia passou a fazer entregas de supermercados e de produtos pets, em parceria com a Zee.Now.
Em tempos de crise por conta da pandemia do novo coronavírus, a estratégia da Uber Eats aparece em um momento bastante oportuno. Com isso, ela reduz o número de pessoas circulando nas ruas e também investe em novas modalidades de delivery, como é o caso da parceria atual com rede de farmácia, pet shop e conveniência de posto de gasolina.
Fonte: revista EXAME
*Foto: Divulgação