Energia elétrica retrocede 4,24% em dezembro

| |

Com o recuo da energia elétrica, foi gerado o maior impacto negativo dentro da inflação medida pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), no mês de dezembro

A taxa de energia elétrica retrocedeu 4,24% no mês de dezembro, que culminou no maior impacto negativo da inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) neste mês. As informações são Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Energia elétrica – dezembro de 2019

A conta de luz corroborou com alívio de 0,17 ponto porcentual para a taxa de 1,15% do IPCA neste período.

Em consequência disso, o grupo Habitação despontou em um avanço de 0,71% em novembro para um retrocesso de 0,82% em dezembro. O fato foi puxado pela alteração de bandeira tarifária. No mês de novembro, estava em vigor a bandeira vermelha patamar 1, com elevação de R$ 4,169 a cada 100 quilowatts-hora consumidos.

Bandeira amarela

Já em dezembro, passou a valer a bandeira amarela, com despesa de R$ 1,343 para cada 100 quilowatts-hora. Também colaborou para tal movimento as reduções nas tarifas de Porto Alegre (RS) e Rio Branco (AC). Ainda em Habitação, a tarifa de água e esgoto registrou alta de 0,26% em dezembro, em decorrência de reajustes em Belém (PA) e Curitiba (PR).

Já o gás de botijão teve acréscimo de 0,08%. Vale ressaltar, de acordo com o IBGE, que em a partir do dia 27 de dezembro, a Petrobras informou um reajuste de 5,00% no valor do botijão de 13 quilos, nas refinarias.

Fonte: Época Negócios

*Foto: Divulgação

Anterior

AquaRio tem mostra sobre óleo em praias, sereia e tubarões

São Paulo proíbe plástico descartáveis no comércio

Próxima