Sul de São Paulo possui extensão de quatro cachoeiras

| |

As cachoeiras podem ser visitadas em um trajeto de 7 km, situado ao extremo sul da capital paulista

Não é preciso que os residentes da cidade de São Paulo tenham que percorrer longos trajetos para desfrutarem da natureza. Um exemplo disso é seguir pela trilha dos Manacás, entre os bairros de Engenheiro Marsilac e Parelheiros, no extremo sul do município, para poder contemplar belas cachoeiras e descansar um pouco do agito de uma grande metrópole.

Rotas das cachoeiras

Classificada como leve, a rota conta com poucos trechos inclinados e é aberta. O percurso de sete quilômetros dura cinco horas e passa por quatro cachoeiras: dos Manacás, da Lontra, do Marsilac e da Onça.

Em todas elas é possível tomar aquele banho que lava a alma. Considerado o último curso d’água ainda limpo na capital paulista, o rio Capivari também corta esta região.

Para aproveitar todas elas, o recomendado é iniciar a trilha logo pela manhã. Além disso, grande parte do Capivari é formado por extensos bancos de areia, onde o turista pode ficar estirado sob o sol e se secar após dar um mergulho. Uma dica é levar dois calçados, pois alguns trechos da ilha passam pela água.

Início da trilha

A trilha é iniciada no Selva SP, que é um parque de aventura da região, distante 58 quilômetros do centro da cidade. A viagem dura cerca de uma hora e meia para quem for de carro. O espaço está situado em áreas de proteção ambiental, como Capivari-Monos e Bororé-Colônia, além da terra indígena Tenondé Porã. Sua fauna e flora permanecem bastante preservadas.

O parque ainda conta com estacionamento, banheiros e área para fazer refeições. Estas precisam ser solicitadas com antecedência. No Selva também é possível praticar atividades como tirolesa e rapel.

Vale das Ostras

Já para os amantes de aventuras mais radicais, a sugestão é conhecer a trilha de mata mais fechada e longe de São Paulo, o Vale das Ostras, que fica perto do município de Eldorado, a 257 quilômetros da capital paulista.

O local é cortado pelo rio Ribeirão das Ostras, que resulta em 12 cachoeiras. O percurso de seis quilômetros corta todas elas e dura quase seis horas. A caminhada é íngreme em diversos pontos e com trechos que passam pelo rio.

Formas das cachoeiras

Nesta região, as cachoeiras possuem formatos e quedas distintos. É o caso da Poço Verde e a do Poço Azul, onde o fluxo moderado de água se transformam em grandes piscinas naturais. Diferente da Meu Deus, que a última cachoeira a ser contemplada e forma uma grande cortina d’água com sua queda de 53 metros de altura. Além disso, atrás dela existe uma pequena gruta, que também dá pra entrar.

Este tipo de passeio é recomendado para quem pode descansar no dia seguinte, já que a viagem até Eldorado leva aproximadamente quatro horas a partir de São Paulo. Mas todo este esforço vale a pena para ficar longe um pouco do caos da cidade grande e admirar as belezas naturais de seu entorno.

Fonte: Folha de S. Paulo

*Foto: Divulgação

Anterior

Niterói: passagem de integração ônibus-barca será R$ 4 mais barata

Selic pode voltar a subir com a alta do dólar

Próxima