Uma tarifa por tempo de espera, que na verdade já era cobrada, agora foi oficializada pela Uber em todo o país. Porém, muitas pessoas não sabiam dessa “novidade”. A nota oficial saiu recentemente no blog da empresa de transporte privado por aplicativo. O texto fala sobre alterações na “taxa de espera” e ainda deixou claro que a mudança na real é uma “unificação” no modo como esta tarifa é cobrada.
Valor discriminado nas faturas
Em declaração ao portal Tilt, a Uber ressaltou que esta taxa de espera sempre existiu e vinha discriminada nas faturas daqueles passageiros que deixavam os motoristas esperando além do tempo-limite antes do início do trajeto.
Uber – São Paulo
Para entender na prática esta unificação, há o exemplo na cidade de São Paulo, que já tinha uma taxa de espera fixa de R$ 7, cobrada após cinco minutos de atraso. Agora, com a oficialização, esta tarifa será cobrada por minutos. E este valor por minuto além do tempo-limite será igual ao valor por minuto da corrida. É importante entender também que este tempo-limite varia de acordo com o local do trajeto.
Portanto, fica estipulada que esta metodologia adotada pela Uber passa a valer em todo território nacional. A empresa já está em processo de avisar seus usuários cadastrados, por meio de notificações nos smartphones dos passageiros antes do início de cada corrida, que diz o seguinte:
“depois de ‘x’ minutos [sendo ‘x’ um determinado número de minutos, dependendo da região], o tempo de espera vai ser cobrado”.
Passageiros x motoristas
Segundo a Uber, a ideia é melhorar a relação entre passageiro e motorista, para que os usuários não deixem estes condutores esperando por mais minutos do que o tempo-limite. Além disso, este sistema pode reduzir eventuais problemas de trânsito gerados por tais esperas.
Em nota, a Uber ainda informou:
“realizou uma padronização na forma de cobrança. Os usuários são informados por mensagem antes da chegada do motorista. É uma forma de valorizar o tempo de toda a comunidade.”
Como será feita a cobrança?
A Uber diz que cada município ou região tem um período máximo de espera diferente, que pode variar de dois a cinco minutos, que serão contados a partir do momento em que o veículo chega ao local de início da corrida. A partir daí, assim que o usuário estourar este tempo, um valor determinado por minuto adicional será cobrado. O preço varia conforme a cidade e será igual ao valor por minuto da corrida.
No entanto, caso a corrida seja cancelada, este tempo-limite de espera não será cobrado. Portanto, segundo a recomendação dos próprios motoristas da Uber: “só peça o carro quando estiver no local!”.
Post da Uber
A Uber divulgou um post em seu site em que diz que estendeu “um ajuste de valor que já estava disponível em algumas cidades do país”, na intenção de “recompensar o esforço dos parceiros para chegar no momento em que você precisa deles”.
O post é finalizado com o seguinte lembrete:
“Com essas mudanças, esperamos encorajar a pontualidade em nossa comunidade e que os usuários possam retribuir o esforço dos motoristas de chegar ao ponto de embarque a tempo”.
Vale frisar que, caso o passageiro queira cancelar a viagem, que ele o faça em no máximo dois minutos logo após solicitar o serviço.
Fonte: UOL
*Ilustração: Divulgação