Evento celebra uma atitude mais sustentável em relação ao deslocamento por várias regiões do país
A Semana do Caminhar foi iniciada ontem (4) e será encerrada no próximo sábado, dia 10. O evento nacional é realizado pela ONG SampaPé! juntamente a organizações e iniciativas parceiras. O objetivo é propor às pessoas um modo de pensar em termos de como se deslocar pelas grandes cidades e também de chamar a atenção do poder público para a causa. Com isso, a população local pode aprender o quanto é mais saudável e social caminhar pelo município onde reside.
Semana do Caminhar
O tema deste ano é “Aprender Caminhando”, pois ao caminhar pela cidade, é possível aprender com a natureza ao redor, traçar novas rotas, apreciar a arquitetura, descobrir histórias dos bairros por onde passa, além se conectar a outras pessoas.
Esta edição da Semana do Caminhar conta com a parceria de 35 organizações e acontece em dez cidades brasileiras. São elas: Belém, belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Florianópolis, Manaus, Pelotas, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo.
A Semana do Caminhar costuma acontecer nesta época do ano, pois dia 8 de agosto é conhecido como o Dia Mundial do Pedestre. Nesse dia, em 1969, aconteceu o registro icônico dos Beatles atravessando a Abbey Road, em Londres.
Organização do evento
O evento foi estruturado de três formas, como uma campanha temática nas mídias sociais, um calendário de atividades e um concurso de fotografia temática.
Atividades
As atividades foram iniciadas no domingo (4) e serão encerradas no sábado (10). A proposta da Semana da Caminhada também gira em torno de convidar os participantes a se enxergarem como caminhantes. Consequentemente, a intenção é fazer com que eles criem o hábito de andar mais no dia a dia.
Cidades participantes
A região Norte do país tem destaque com Belém do Pará, onde a atividade foi organizada pelo Laboratório da Cidade. Haverá encontros, com debates e sessão de cinema sobre gênero e mobilidade, caminhada com lambe-lambe, além de um passeio noturno pelo Centro Histórico.
Na região Centro-Oeste, o Coletivo MOB, em Brasília, oferecerá uma caminhada com discussão sobre mobilidade ativa, cidadania, direito à cidade, engajamento e espaços públicos.
Na região Sul, a cidade de Florianópolis conta com o auxílio de duas organizações, AMoBici e Caminhada Jane Jacobs. Elas se juntarão á prefeitura para desenvolver 12 atividades ao longo da Semana da Caminhada. Também terão debates e até alargamento de calçada em uma rua no centro que será viabilizado por meio do programa municipal + Pedestres.
No nordeste, o coletivo Massapê, no Recife, realizará uma caminhada com as crianças da comunidade. A ideia é despertá-las para apreciarem as paisagens e desenvolverem sensações.
Por fim, a região sudeste será representada por São Paulo, que terá uma programação intensa. O evento de abertura foi realizado no SESC Avenida Paulista. As atividades paulistanas ainda contarão com divulgação de estudo inédito sobre Pedestres da Rede Nossa São Paulo, e caminhadas da Concrete Jungles, Engajamundo, Instituto Ecobairro e Walking Tours.
Para mais informações, acesse o calendário do evento.
Concurso fotográfico e campanha nas mídias sociais
A cada dia de evento, a rede de organizações compartilhará uma campanha que visa chamar atenção sobre a importância de descobrir as caminhadas urbanas. São diversos temas abordados, entre eles: arte e arte e história da cidade; conexão com o território; conhecer rotas e caminhos; natureza e o despertar de sentidos; e desenvolver aprendizados.
Já o concurso fotográfico #Descobriapé convidou os participantes a postarem fotos de suas descobertas durante suas caminhadas no decorrer do mês de julho. Portanto, durante a Semana do Caminhar, serão escolhidos os registros finalistas por meio de likes no álbum completo na fanpage do SampaPé!. As melhores fotografias integrarão uma publicação online que irá ao ar em 22 de setembro, quando é celebrado o Dia Mundial Sem Carro.
Fonte: site Ciclo Vivo
*Foto: Divulgação